Programa

Aula 1
Família Solano Trindade:
A casa de Raquel, a casa de Solano e Margarida. Legados e métodos de defesa
antirracista por meio da cultura ancestral. O ensino pela convivência ancestral dos ritmos
e danças brasileiras.


Aula 2
Organização da religião dos Orixás no Brasil.
O negro no continente africano, a escravização, a travessia e a criação do Candomblé.


Aula 3
Os Orixás:
Quem são os Orixás e o que eles querem de nós em 2023. Para onde ir e quais os
nossos anseios de oração.


Aula 4
Sincretismo e intolerância na religiosidade brasileira:
A necessidade de se buscarem caminhos para a sobrevivência da religião. Resistência e
rendição.


Aula 5
Vá cuidar de sua vida:
Os sacerdotes. Babalorixás, Yalorixás, Ekedjis e Ogas. A chegada da pessoa branca no
mundo dos Orixás: mudanças, problemáticas e benefícios.

Aula 6
As influências da música nos Orixás na música brasileira:
Lobo de Mesquita, Padre José Mauricio Nunes Teixeira, Maestro Abigail Moura, Moacir
Santos, Pixinguinha, Bosco e Blanc, Gil e a baianidade nagô, blocos afro e bailes funk.


Aula 7
Ogas
Sacerdote ou músico. O profissional e o amador, Alabes, Axoguns, Colofes, funções no
Ilê, o Oga na rua.


Aula 8
Ogas II - Instrumentação
Tambores, agogôs, agbês, e outros instrumentos rituais. História, sonoridades,
manutenção.


Aula 9
Ogas III
Ritmos dos Orixás


Aula 10 (com Elis Trindade)
Sobre Margarida Trindade:
Terapeuta Ocupacional que trabalhou no Centro Psiquiátrico Pedro II como apoio da
psiquiatra Nise da Silveira. Co-criadora do Teatro Popular Brasileiro. Professora de
danças brasileiras da Mestra Raquel Trindade.

Aula 11 (com Vitor e Elis Trindade)
Ogas IV
Coreografia dos Orixás


Aula 12 (com Vitor e Elis Trindade)
Ogas V
Maracatus, cocos, samba rural e de lenço, jongo mineiro e fluminense, guerreiros de
Alagoas

Bibliografia e referências:
BARROS, José Flávio Pessoa de. Olubajé, Uma Introdução à Música Sacra Afro-
brasileira – Intercom-UERJ. Rio de Janeiro, 1999.
DA TRINDADE, Vitor - Oganilu, O Caminho do Alabê . São Paulo, Independente,2019.
DE YEMANJÁ - Mãe Beata. Caroço de Dendê - A Sabedoria dos Terreiros - como
Yalorixás e Babalorixás passam conhecimento a seus filhos. RJ, Pallas Editora, 2008.
GOLDMAN, Marcio. Do outro Lado do tempo - Sobre Religiões de Matriz Africana. RJ,
Editora Sete Letras (Viveiros de Castro), 2023.
NASCIMENTO, Abdias do. O Quilombismo – Documentos de uma Militância Pan-
africanista. Brasília, Fundação Cultural Palmares, 2002.
OLIVEIRA, Lulla, VICENTE, Tânia e DE SOUZA, Ogan Raul. Ritmos do Candomblé –
Songbook. RJ, Abbetira Artes e Produções, 2008.

OMINARÊ, Babalorixá (Wilton do Lago Vialle). Candomblés de Keto – Quarta Edição. RJ,
Editora Pallas,1985.
PINTO,Tiago de Oliveira. Music as Living Heritage and Essay on Intangible Culture.
Weimar, Edition Emwas – University of Music Franz List, 2018.
PRANDI, Reginaldo. Mitologia dos Orixás. SP, Companhia das Letras, 2007.
SILVA, Vagner Gonçalves. Caminhos da Devoção Brasileira. São Paulo, Edições Selo
Negro, 2005.
SMALL, Christopher. Musicking, The Meanings of Perfoming and Listening. New England,
London, Wesleyan University Press, 1998.
SOUZA, Vitor Israel Trindade de. O Ogan Otum Alabê – Sacerdote e Músico no Ilê Axé
Jagun – Dissertação de Mestrado – Escola de Comunicações e Artes da Universidade de
São Paulo, São Paulo, 2021.
SOUZA, Vitor Israel Trindade de. O RAP da Felicidade e o Rap do Silva: Música de
Protesto. Revista da Tulha Volume 06 num 02, São Paulo, USP, 2020.
SOUZA, Vitor Israel Trindade de. O ritual de Candomblé Refletido na Sala de Espetáculo:
Troca de Ideias Sobre e Com O Texto “O caráter Social da música de Cristopher Small.
Revista da Tulha Volume 06 num 01. São Paulo, USP, 2020.
TRINDADE, Solano. Cantares ao Meu Povo. São Paulo, Editora fulgor. 1961.
VERGER, Pierre Fatumbi. Orixás. São Paulo, Editora Corrupio – Quarta edição, 1993.