Programa

Encontro 1: A Pedagogia dos Multiletramentos, do manifesto publicado em 1996 aos dias atuais.
Parte teórica:
- Discutir os argumentos do manifesto A Pedagogia dos Multiletramentos: Desenhando Futuros Sociais (1996) e
suas reformulações em 2009 e 2022.
Parte prática:
- Criar uma conta na plataforma CGScholar;
- Entrar na comunidade do curso na plataforma;
- Iniciar o rascunho de um texto.

Leituras sugeridas:
COPE, Bill, KALANTZIS, Mary. Big Data Comes to School: Implications for Learning, Assessment, and
Research. AERA Open, 2016. doi:10.1177/2332858416641907
GRUPO NOVA LONDRES. Uma Pedagogia dos Multiletramentos: Projetando Futuros Sociais. Revista
Linguagem em Foco, v.13, n.2, p. 101-145, 2021. Disponível em:
https://revistas.uece.br/index.php/linguagemem- foco/article/view/5578.
KNOBEL, Michele; KALMAN, Judy. Teacher learning, digital technologies and new literacies. In:
KNOBEL, Michele; KALMAN, Judy. New literacies and teacher learning professional development
and the digital turn. New York, Peter Lang, 2016.
MONTE MÓR, Walkyria. Sociedade da escrita e sociedade digital: línguas e linguagens em revisão. In:
MONTE MÓR, Walkyria; TAKARI, Nara Hiroko (Orgs.) Construções de sentido e letramento digital
crítico na área de línguas/linguagens. Campinas, SP: Pontes Editores, 2017.

Encontro 2:
Parte teórica:
- Discutir como alguns autores brasileiros têm lido as propostas da pedagogia dos multiletramentos.
Parte prática:
- Finalizar a escrita do rascunho e publicar o texto da comunidade do curso;
- Ler e comentar dois textos publicados na comunidade do curso.
Leituras sugeridas:
KALANTZIS, Mary; COPE, Bill; PINHEIRO, Petrilson. Letramentos. Campinas: Editora da Unicamp,
2020.
Duboc, A. P. M., & Souza, L. M. T. M. D. (2021). Delinking Multiliteracies and the Reimagining of
Literacy Studies. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, 21(2), 547-576.
https://doi.org/10.1590/1984-6398202117998
Monte Mór, W. (2015). Learning by design: Reconstructing knowledge processes in
teaching and learning practices. In B. Cope & M. Kalantzis (Eds.), A Pedagogy
of Multiliteracies. (pp. 186-209). Palgrave Macmillan.
Rojo, R. (2012a) Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In
Rojo, R., & Moura, E. (Orgs.) Multiletramentos na Escola. São Paulo: Parábola.
Rojo, R. (2012b). Escola conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola.
Rojo, R., & Moura, E. (2019) Letramentos, Mídias, Linguagens. São Paulo: Parábola.

Encontro 3: Multiletramentos como modelo de aprendizagem
Parte teórica:
● Discutir a proposta de multiletramentos como modelo de aprendizagem, considerando a
plataforma usada para o curso.
● Discutir sobre a viabilidade de trabalhar na perspectiva dos multiletramentos em contextos com
poucos recursos tecnológicos ou mesmo sem tecnologia.
Parte prática:
- Ler e comentar dois textos publicados na comunidade do curso;
- Verificar na ferramenta de análise de aprendizagem da plataforma (Analytics), se atendeu aos
requisitos de participação no curso.
Leituras sugeridas:
KALANTZIS, Mary; COPE, Bill; PINHEIRO, Petrilson. Letramentos. Campinas: Editora da Unicamp,
2020.