Aula 1: apresentação da ministrante, do programa, das regras do curso e da FFLCH.
Aula 2: apresentação do mestrado de Renata Mazzei, O Aikido e o corpo do ator contemporâneo, que produziu o espetáculo-solo Separação. Ela recorreu à sua separação judicial e utilizou o Aikido como estímulo criativo: corpo cotidiano e cênico; como o Aikido foi utilizado na construção cênica; e a preparação do espetáculo.
Aula 3: apresentação do mestrado de Renata Kamla, Um olhar por meio de máscaras, uma possibilidade pedagógica, o qual produziu um experimento cênico: reflexão sobre o conceito de máscara; extensão do seu entendimento; possibilidades/recursos utilizados.
Aula 4: apresentação do mestrado de Maritza Farías Cerpa, A individualidade criativa do ator no trágico cotidiano, que recorreu aos princípios do ator Michael Chekhov - , a estética simbolista de Maurice Maeterlinck e o trágico cotidiano e como foram utilizados ao longo do processo criativo do espetáculo A intrusa, de M. Maeterlinck.
Aula 5: como se deu o processo criativo da Nau do asfalto, solo de teatro documentário, resultado cênico do doutorado da ministrante, Dramaturgia de uma nau de loucos: uma possibilidade cênica. Elementos utilizados: anteparo, impressão digital e (tese de livre-docência de Armando Sérgio da Silva); Teoria Corpomídia (movimentos de corposoutros - corpos de pessoas com transtornos mentais moradores de rua da cidade de São Paulo -; elementos dos teatros documentário (Erwin Piscator), brechtiano, pós-dramático, performance e brincadeiras de criança.
Aula 6: apresentação do doutorado de Marcelo Braga, Do ser ao ator: uma trajetória pedagógica inspirada em Myrian Muniz, que traz princípios da formação teatral de uma identidade artística; descrição de práticas desenvolvidas durante o processo formador; e textos de Nelson Rodrigues foram utilizados para a criação das cenas, era o centenário de sua morte (2012).
Aula 7: tirar dúvidas, avaliar o curso e finalizá-lo.
Bibliografia
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Barba, Eugenio e Savarese, Nicola. A Arte Secreta do Ator: Dicionário de antropologia teatral. Unicamp, 1995.
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BOLOGNESI, Mário F. Palhaços. São Paulo: Unesp, 2003.
CARVALHO, Marcelo B. Do ser ao ator: uma trajetória pedagógica inspirada em Myriam Muniz. Tese (DOUTORADO). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
CERPA, Maritza A. F. A individualidade criativa do ator no trágico cotidiano. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
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