Programa

Encontro 1 - Diálogos entre Educação Linguística e Paulo Freire (João Paulo)

Leitura Sugerida: Do direito de criticar: do dever de não mentir, ao criticar. Em: Política e Educação, de Paulo Freire - p. 31-33.

Encontro 2 - Educação Linguística e Arte: uma pedagogia possível (Samara)

Leitura Sugerida: A arte como conhecimento. Em: Psicologia da Arte, de Vigostki - p. 31- 58


REFERÊNCIAS:

ADORNO, T. Indústria cultural e sociedade. 16ªed. - Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2023.

AVOLESE, C. M.; DALCANALE, P. Arte não europeia: conexões historiográficas a partir do Brasil. São Paulo: Estação da Liberdade: Vasto, 2020.

BARBOSA, A.M. A imagem no ensino da arte: anos 1980 e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 2014.

BENJAMIN, W. A obra de arte em sua reprodutibilidade técnica. Porto Alegre: L&PM, 2022.

DEWEY, J. Art as Experience. New York: Minton, Balch & Company, 1934

EISNER, E. E. What can education learn from the arts about the practice of education? Journal of Curriculum and Supervision, 2002, Vol. 18 No. 1, 4-16 

FREELAND, C. Teoria da arte: uma breve introdução. 1ª ed. - Porto Alegre: L&PM, 2019.

FREIRE, P. Pedagogia da Tolerância / Paulo Freire; organização, apresentação e notas de Ana Maria Araújo Freire. 8ª ed. - Rio de Janeiro/ São Paulo: Editora Paz e Terra, 2021. 

___________. Pedagogia do oprimido. 65. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018.

___________. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

_______. Política e Educação. 10ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2020.

LAGARES, X. Defesa da Glotopolítica. In: Glotopolítica e práticas de linguagem.Niterói: Eduff, 2021. 

LUKE, A. Critical Literacy: Foundational Notes. Theory Into Practice, Wigner 2012, Vol. 51, No. 1, The future of Critical Literacies in U.S. Schools, p. 4-11, 2012.

MENEZES DE SOUZA, L. M. Para uma redefinição de letramento crítico: conflito e produção de significação. In: Maciel, R; Araújo, V. (orgs). Formação de professores de línguas: ampliando perspectivas. Jundiaí: Paco Editorial, 2011, pp. 328.

MITCHELL, W. J. T.; Elkins, J. Visual Literacy or Literary Visualcy? IN: Visual literacy / edited by Jim Elkins. Editora: Routledge: New York, 2009. 

PIETROFORTE, A.V. Semiótica visual: os percursos do olhar. São Paulo: Contexto, 2021.

RANCIÈRE, J. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Editora 34, 2009

____________. O destino das imagens. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012

READ, H. A educação pela arte. 2ª ed.- São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013

RICOUER, P. Teoria da interpretação: O discurso e o excesso de significação. Lisboa: Edições 70, 2019.

ROCHA, C. H; MEGALE, A. Translinguagem e seus atravessamentos: da história, dos entendimentos e das possibilidades para decolonizar a educação linguística contemporânea. In: DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, Vol: 39, N: 4, 2023

SANTAELLA, L. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 1997

VIGOTSKI, L.S. Psicologia da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1999.