Programa

Dia 01/02 - Aula 1 - De Carlos IV aos heróis da independência: os primeiros monumentos escultóricos na América Latina

Texto-base:

VANEGAS CARRASCO, Carolina. “Estatuomanía en América Latina. Aproximaciones a la escultura conmemorativa de fines de siglo XIX y comienzos del siglo XX”, Arquitextos, ano 27, n. 35, 2020, pp. 67-82.

Textos de apoio:

AGULHON, Maurice. “Imagerie civique et décor urbain”; “La ‘statuomanie’ et l’histoire”. In: Histoire Vagabonde, v. I. Paris: Gallimard, 1988, pp. 101-204.

GUTIÉRREZ VIÑUALES, Rodrigo. “Capítulo IV: Un Siglo de Escultura en Iberoamérica (1840-1940)”. In: GUTIÉRREZ, Ramón; GUTIÉRREZ VIÑUALES, Rodrigo (coord..). Pintura, Escultura y Fotografía en Iberoamérica, siglos XIX y XX. Madrid: Ediciones Cátedra, 1997, pp. 89-151.

Dia 08/02 - Aula 2 - O centenário das independências: projetos e realizações

Textos-base:

BOCHICCIO, Luca. “Transported Art: 19th-Century Italian Sculptures Across Continents -and Cultures”, Material Cultural Review 74-75, 2012, pp. 70-85.

MONTEIRO, Michelli C. S. “Esculpir a memória: monumentos ao Centenário da Independência em Buenos Aires e São Paulo”, Revista USP, n. 130, 2021, pp. 87-108.

Texto de apoio:

MALOSETTI COSTA, Laura. “Arte e Historia en los festejos del Centenario de la Revolución de Mayo en Buenos Aires”. Caiana, septiembre de 2012.

Dia 15/02 - Aula 3 - De metal e pedra: dimensões materiais da escultura pública latino-americana

Texto-base:

Centro Cultural FIESP-SP. Fundição Artística no Brasil: Arte, Educação, Tecnologia [catálogo da exposição]; curadoria: Gilberto Habbib Oliveira. São Paulo: Editora SESI-SP, 2012.

Textos de apoio:

SBORGI, Franco. “Percorsi del marmo in America Latina”. BERRESFORD, Sandra (org.). Carrara e il mercato della scultura1ª ed. Milão: Federico Motta Editore, 2007, pp. 248-253.

CORSANI, Patricia. Hacer esculturas: proyectos, técnicas, materiales y realizaciones. Buenos Aires (1880-1904). Rosario: Prohistoria, 2021 (cap. 4 e cap. 5).

Dia 22/02 - Aula 4 - Monumentos e as cidades: dinâmicas de recepção e apropriação da escultura pública

Texto-base:

SCARELLI, Rafael. “Da devoção à explosão: manifestações populares de adesão e contestação à estatuária urbana de Lima (1859-1921)”, Revista Eletrônica da ANPHLAC, ISSN 1679-1061, Nº 27, p.310-346, ago./dez., 2019.

Textos de apoio:

GELER, Lea; GHIDOLI, María de Lourdes, “Falucho, paradojas de un héroe negro en una nación blanca. Raza, clase y género en Argentina (1875-1930)”. Avances del Cesor, V. XVI, n.º 20, junio 2019, pp. 1-27.

STUMPF, Lúcia; VELLOZO, Júlio César, “‘Um retumbante Orfeu de Carapinha’ no centro de São Paulo: a luta pela construção do monumento a Luiz Gama”, Estudos Avançados, São Paulo, 32 (92), 2018, pp. 167-191.

 

Dia 29/02 - Aula 5 – Monumentos, a memória do poder e seus questionamentos no debate contemporâneo

Textos-base:

MAJLUF, Natalia. “Derribar a Colón”, Trama, espacio de crítica y debate (Perspectivas); publicado: 13/10/2020. Disponível: https://tramacritica.pe/perspectivas/2020/10/13/derribar-a-colon/

MARINS, Paulo César Garcez. “Desafiar a memória”. Folha de S. Paulo (Tendências/Debates: “Monumentos públicos de figuras controversas da história deveriam ser retirados?”), São Paulo, 20/06/2020.

MENEZES, Hélio. “Mandar os malditos embora”. Folha de S. Paulo (Tendências/Debates: “Monumentos públicos de figuras controversas da história deveriam ser retirados?”), São Paulo, 20/06/2020.

TRAVERSO, Enzo. “Derrubar estátuas não apaga a história, faz com que a vejamos com mais clareza”; trad.: Mauro Costa Assis, Jacobina (Arte/Sociologia); publicado em: 25/07/2021. Disponível: https://jacobin.com.br/2021/07/derrubar-estatuas-nao-apaga-a-historia-faz-com-que-a-vejamos-com-mais-clareza/

Texto de apoio:

NAPOLITANO, Marcos; KAMINSKI, Rosane (Org.). Monumentos, memória e violência. São Paulo: Letra e Voz, 2022.

 

Bibliografia adicional sugerida

 

ANDERSON, Benedict. “Raízes Culturais”. Comunidades Imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo, trad. Denise Bottman. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

BACZKO, Bronislaw. “Imaginação social”. In: ROMANO, Ruggiero (dir.). Enciclopédia Einaudi, vol. 5, Anthropos-Homem. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1985.

CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações, trad. Maria Manuel Galhardo. Lisboa: Difel, 1990.

GALLIPOLI, Milena. La victoria de las copias: dinámicas de circulación y exhibición de calcos escultóricos en la consolidación de un canon estético occidental entre el Louvre y América (1863-1945). Buenos Aires – Tese de Doutorado, UNSAM, 2021.

GLUZMAN, Georgina. Trazos invisibles. Mujeres artistas en Buenos Aires (1890-1923). Buenos Aires: Editorial Biblos, 2016.

GUTIÉRREZ VIÑUALES, Rodrigo. Monumento conmemorativo y espacio público en IberoaméricaMadrid: Cátedra, 2004.

HOBSBAWM, Eric. “A produção em massa de tradições: Europa, 1870-1914”. In: HOBSBAWN, Eric; RANGER, Terence (org.). A invenção das tradições, trad. Celina Cavalcanti. 2ª Ed. São Paulo: Paz e Terra, 2012.

KNAUSS, Paulo (coord.). Cidade vaidosa: imagens urbanas do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1999.

LAUDANNA, Mayra; ARAÚJO, Emanoel. De Valentim a Valentim: a escultura brasileira – séculos XVIII ao XX. São Paulo: Imprensa Oficial, Museu Afro-Brasil, 2010. 

LOIACONO, Érika. Trozos de modernidadLa construcción de un campo escultórico moderno en la ciudad de Buenos Aires entre 1882 y 1919. Buenos Aires, Tese de Doutorado – UNSAM, 2020.

LOPES, Fanny. Cenografia e paisagem urbana: um estudo de caso na cidade de São Paulo. Campinas – Dissertação de Mestrado, UNICAMP, 2012.

MAJLUF, Natalia. Escultura y espacio públicoLima, 1850-1879. Lima: IEP, 1994.

MARINS, Paulo César G. “O Parque do Ibirapuera e a construção da identidade paulista”, Anais do Museu Paulista, São Paulo. N. Sér. v. 6/7, pp. 9-36 (1998-1999). Editado em 2003.

MONTEIRO, Michelli C. Scapol. São Paulo na disputa pelo passado: o Monumento à Independência de Ettore Ximenes. São Paulo: FAU-USP, Tese de doutorado, 2017.

PEVSNER, Nikolaus. Academias de Arte: Passado e Presente, trad. Maria Pereira. São Paulo: Companhia das Letras, 2005 [1ª ed. 1940].

SIMIONI, Ana Paula C. Profissão Artista: pintoras e escultoras acadêmicas brasileiras. São Paulo: Edusp, FAPESP, 2008. 

SCARELLI, Rafael Dias. Nos altares da pátria: monumento al Combate Dos de Mayo e monumento a Francisco Bolognesi em Lima (1866-1924). São Paulo – Dissertação de Mestrado, USP, 2019.

SCARELLI, Rafael Dias. “‘Continua a febre dos monumentos’: a estatuomania na imprensa do Rio de Janeiro (décadas de 1880 a 1930)”, Anais do Museu Paulista, São Paulo, Nova Série, vol. 29, 2021, pp. 1-48.

VANEGAS CARRASCO, Carolina. Disputas monumentales: escultura y política en el Centenario de la Independencia (Bogotá, 1910). Bogotá: Alcaldía de Bogotá, 2019.

VANEGAS CARRASCO, Carolina. “Modelos involuntarios. Víctor de Pol y los desafíos de la escultura de tema étnico en Argentina”, Modos: revista de História da Arte, v. 5, n. 2, 2021, pp. 16–35.