Programa

a. Geotecnologia na Base Nacional Comum Curricular;
b. Geotecnologias acessíveis;
c. Aplicação nos ensinos fundamental e médio;
d. Geotecnologia na educação superior;
e. Dado, informação e conhecimento;
f. Exemplos de aplicação.

BIBLIOGRAFIA:


ALMEIDA, R. D.; PASSINI, E. Y. Espaço geográfico: ensino e representação. São Paulo: Contexto, 1989.
Brasil. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Callai, H. C. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cad. Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago, 2005.
Costa, F. R.; Lima, F. A. F. A linguagem cartográfica e o ensino-aprendizagem da Geografia: algumas reflexões. Geografia Ensino & Pesquisa, v. 16, n.2, p. 105-116, 2012.
Ferreira, M.C. Iniciação à análise espacial: teoria, técnicas e exemplos para geoprocessamento. São Paulo, Editora da Unesp, 2014.
Longley, P. A. et al. Sistemas e ciência da informação geográfica. Porto Alegre, Bookman, 3 ed. 2013.
Oliveira, I. J., Nascimento, D. T. F. As Geotecnologias e o ensino de cartografia nas Escolas: potencialidades e restrições. Revista Brasileira de Educação em Geografia, 7(13), 158-172, 2017.
Simielli, M. E. R. Análise Crítica da Base Nacional Comum Curricular – Geografia. Ministério da Educação, 2016. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/relatorios-analiticos/Maria_…. Acesso em: 8 jun. 2023.