Programa

Aula 1 – A aula de Geografia Física e os Professores de Educação Básica da escola pública;
- Oportunidades tecnológicas e o uso da geoludicidade como forma de ensino aprendizagem;

Aula 2 - Estratégias didáticas inclusivas e o seu uso na sala de aula;
- As Fontes e transportes hidrodinâmicos;
- Os estudos Costeiros;

Aula 3 - Proposta de atividade realizada pelos cursistas (Avaliação Final).

Bibliografia

BARBOSA, Alvodano Dantas. Espaço escolar: rupturas e permanências na disciplina de história.https://repositorio.unesp.br/handle/11449/157360#:~:text=Barbosa%2C%20A…. Acesso: 09/06/23.

BENJAMIN, W. Pequena história da fotografia. In: Obras Escolhidas, v. I. (Trad. Sérgio Paulo Rouanet). São Paulo: Brasiliense, 1985, p. 91-107.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

KOSSOY, B. Realidades e ficções na trama fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 1999. p.149

LOIZOS, Peter. Vídeo, filme e fotografias como documentos de pesquisa. São Paulo: Câmara Brasileira do Livro. In: BAUER, Martins W. e GASKELL, George (Org.) Pesquisa Qualitativa com texto, imagem e som. São Paulo: Editora Vozes, 2008, p.137- 160

RAMOS, M. G. S. A importância dos recursos didáticos para o ensino da geografia no ensino fundamental nas séries finais. Monografia (Licenciatura), Universidade de Brasília, Departamento de Geografia - Santa Maria - DF, 2012.

TEIXEIRA, W. et al. Decifrando a Terra. Oficina de Textos 2000, 2ª Reimpressão, São Paulo, 2003.

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo. Currículo Paulista. São Paulo: SEE- SP/UNDIME-SP, 2019.

https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/o-ludico-na… Acesso:24/05/23.

https://brasilescola.uol.com.br/historia Acesso:10/06/23.