Programa

Primeira Aula (08/02/2024): Apresentação de um breve histórico (uma linha do tempo) da inserção de estudantes público da educação especial na Rede Municipal de Ensino da Cidade de São Paulo. A partir da legislação geral (Nacional e Internacional) e específica da Rede.
Brasil. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para
assuntos jurídicos. Congresso nacional. Brasília: diário oficial da união, 05 de outubro de 1988. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm&gt;. Acesso em: 20 nov. 2023.
Brasil. Secretaria de Educação Especial. Plano Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação
Inclusiva - pneepei/mec. Brasília: secretaria de educação especial, 2008. Disponível em:
<http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf&gt;. Acesso em: acesso em: acesso em: 19 out. 2023 .
Brasil. Lei n. 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência
(estatuto da pessoa com deficiência). Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para assuntos jurídicos.
Congresso nacional. Brasília: diário oficial da união, 27 de jul. 2015. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm&…;.
Acesso em: 20 nov. 2023
São Paulo. Decreto 57.379, de 13 de outubro de 2016. “institui no sistema municipal de ensino a política paulistana
de educação especial, na perspectiva da educação inclusiva.” Diário oficial
De 13 outubro 2016.

Segunda Aula (15/02/2024): Barreiras e acessibilidade nas escolas Diee/sme; guia de acessibilidade; 2020. Disponível em: https://acervodigital.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp
content/uploads/2021/09/guia_acessibilidade_web-1.pdf. Acesso em 19.out.2023
Sassaki, rK.; inclusão: acessibilidade no lazer, trabalho e educação. Revista nacional de reabilitação (reação), São Paulo, ano xii, mar./abr. 2009, p. 10-16

Terceira Aula (22/02/2024): Metodologias e Práticas Pedagógicas baseadas no Desenho Universal Para a Aprendizagem (DUA).
Zerbato, Ana Paula. Desenho universal para aprendizagem na perspectiva da inclusão escolar: potencialidades e limites de uma formação colaborativa. 2018. Tese (doutorado em educação especial) Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9896

Zerbato, Ana Paula; mendes, Enicéia Gonçalves. O desenho universal para a aprendizagem na formação de professores: da investigação às práticas inclusivas. Dez/2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/xrthmt5hhn6d9csqcn3hhsm/?format=html&lang=…
Aranha, Maria Salete Fábio. Estratégias para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2003.
Bersch, r. Tecnologia assistiva e educação inclusiva. In: ensaios pedagógicos, Brasília: seesp/mec,2006.
Capellini, Vera Lucia Messias Fialho.; Zerbato, Ana Paula. O que é o ensino colaborativo. São Paulo: edicon, 2019.
Mantoan, Maria. Teresa. Eglér. (org.). Educação e inclusão: entendimento, proposições e práticas. Blumenau:
edifurb, 2020. P. 181-202.