Programa

O programa conta com 4 aulas divididas igualmente em dois blocos. O 1º bloco será ministrado terá como assunto a filosofia de Kant, o 2º, a filosofia de Hegel.

1º Bloco: Kant
1ª Aula: O conceito kantiano de Ideia e de Ideal
Trata-se de fazer uma breve recapitulação sugerida, ademais, pelo próprio Kant, do conceito de “ideia” na História da Filosofia, com o objetivo de situar o uso propriamente kantiano do conceito. Num segundo momento, trata-se de introduzir a diferença entre “ideia” e “ideal”.

2ª Aula: O Ideal da Razão Pura
Trata-se de explicitar, a partir da diferença entre determinação e determinação completa, o surgimento do Ideal da Razão Pura caracterizando-o, ao mesmo tempo, como a utopia da razão discursiva e ponto culminante paradoxal de duas tendências opostas da razão: unidade e diversidade.

2º Bloco: Hegel
3ª Aula: Razão e contradição em Hegel
Trata-se de uma leitura do que Hegel chama de determinações de reflexão em sua lógica – identidade, diferença e contradição – a fim de mostrar como o idealismo hegeliano assume a contradição como elemento de sua lógica a partir de sua leitura da noção kantiana de ideia – para transformá-la.

4ª Aula: A Ideia em Hegel
Trata-se de uma leitura da noção hegeliana de Ideia, tal como apresentada ao fim de sua lógica na dialética entre a ideia do verdadeiro e a ideia do bem. A contradição entre as dimensões teórica e prática da Ideia em Hegel revela um aspecto inédito de seu idealismo: o de que a utopia ou o ideal sempre se realizam e se realizaram na história humana. Mostraremos como este aspecto aparentemente conservador foi influente para o pensamento materialista que se seguiu.

Referências bibliográficas

FERRARIN, A. Reason in Kant and Hegel. Kant Yearbook 8 (1):1-16, 2016.
GRAPOTTE, S. Le concept critique d’« ens realissimum ». Revue philosophique de Louvain. Vol. 101, No. 3, pp. 434-455, 2003.
GRIER, M. Kant’s Doctrine of Transcendental Illusion. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.
HEGEL, G. W. F.; Ciência da Lógica: 2. A doutrina da essência, Petrópolis: Vozes, 2017
_____________; Ciência da Lógica: 3. A doutrina do conceito, Petrópolis: Vozes, 2018
_____________; Enciclopédia das Ciências Filosóficas em Compêndio (1830): I - A Ciência da Lógica, São Paulo: Loyola, 1995a
KANT, I. Crítica da Razão Pura. Trad. Fernando Costa Mattos. 4. Ed. Petrópolis: Vozes, 2017.
LEBRUN, G. Kant e o Fim da Metafísica. Trad. Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
LONGUENESSE, B. Kant on the Human Standpoint. Cambridge: Cambridge University Press, 2005.
_____________; Twists and turns of Hegel's contradiction. In: Hegel's Critique of Metaphysics (Modern European Philosophy, pp. 39-84). Cambridge: Cambridge University Press, 2007.
NG, K, 'The Idea of Cognition and Absolute Method', Hegel's Concept of Life: Self-Consciousness, Freedom, Logic. Oxford University Press, 2020
THEIS, R. La Raison et son Dieu : étude sur la théologie kantienne. Paris : VRIN, 2012.
WINFIELD, R. D. TRUTH, THE GOOD, AND THE UNITY OF THEORY AND PRACTICE. The Review of Metaphysics, 67(2), 405–422, 2013.