Programa

Aula 1: Contextualizando o cinema britânico: a British New Wave e Ken Loach na BBC
Filmes analisados:
- Cathy Come Home (1964)
- Kes (1969)
Bibliografia de apoio:
WILLIAMS, Raymond. Culture is ordinary. In: Resources of Hope. London & New York: Verso, 1989.
______. A Defense of Realism. In: What I Came to Say. London: Hutchison Radius, 1989.

Aula 2: Consolidação do neoliberalismo: o gerenciamento da ralé
Filmes analisados:
- Riff Raff (1991)
- It's a Free World (2007)
Bibliografia de apoio:
JAMESON, Fredric. A cultura do dinheiro. Ensaios sobre a globalização. Trad. Maria Elisa Cevasco e Marcos
César de Paula Soares. Petrópolis: Vozes, 2001.
Capítulo 1. Globalização e estratégia política.


Aula 3: O cinema recente de Ken Loach I: I, Daniel Blake

Filmes analisados:
- I, Daniel Blake (2016)
Bibliografia de apoio:
HARVEY, David. Seventeen Contradictions and the End of Capitalism. New York: Oxford University Press,
2014.
Capítulo 10. Monopoly and Competition: Centralisation and Decentralisation.
 
Aula 4: O cinema recente de Ken Loach II: Sorry We Missed You
Filmes analisados:
- Sorry We Missed You (2019)
Bibliografia de apoio:
SENNETT, Richard (1943) - A corrosão do caráter: as consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo. 16ª
ed. Rio de Janeiro: Record, 2015. 
Capítulo 1. À deriva. 

Bibliografia complementar:

BORDWELL, David. Narration in the Fiction Film. Madison: Methuen & Co., 1985.
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. The New Way of the World. London & New York: Verso, 2013.
EISENSTEIN, Sergei. A forma do filme. Trad. Teresa Ottoni. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002.
ENGELS, Friedrich. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. Trad. B. A. Schumann. São Paulo:
Boitempo Editorial, 2008.
HARVEY, David. Seventeen Contradictions and the End of Capitalism. New York: Oxford University Press,
2014.
______. The Conditions of Postmodernity: An Enquiry into the Origins of Cultural Change. Oxford: Blackwell,
1990.
______. Spaces of Global Capitalism. London & New York: Verso, 2005.
______. A Brief History of Neoliberalism.New York: Oxford University Press, 2005
JAMESON, Fredric. A cultura do dinheiro. Ensaios sobre a globalização. Trad. Maria Elisa Cevasco e Marcos
César de Paula Soares. Petrópolis: Vozes, 2001.
______. “Fredric Jameson: Cognitive Mapping.” In.: Marxism and the interpretation of culture. Illini Books ed.,
Illinois: 1988 (pp. 347-360)
______. Postmodernism, or, The Cultural Logic of Late Capitalism. Nova York: Verso, 1992.
LEVY, Jacques. "On Space in Cinema", Annales de géographie, vol. no 694, no. 6, 2013, pp. 689-711.
ROSENFELD, Anatol. O Teatro Épico. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2006.
SENNETT, Richard (1943) - A corrosão do caráter: as consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo. 16ª
ed. Rio de Janeiro: Record, 2015.
SOARES, Marcos César de Paula. O trabalho colaborativo no cinema de Ken Loach. Ilha do Desterro,
Florianópolis, v. 72, p. 251-263, 2019.
SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.
WILLIAMS, Raymond. “A Lecture on Realism.” Afterall: A Journal of Art, Context and Enquiry, no. 5, 2002, pp.
106–15. JSTOR, http://www.jstor.org/stable/20711464. 
______. Base and Superstructure in Marxist Cultural Theory. In: Culture and materialism: selected essays.
London: Verso, 1980.
_______.  Keywords. A Vocabulary of Culture and Society New York: Oxford University Press, 2015
______. Culture is ordinary. In: Resources of Hope. London & New York: Verso, 1989.
______. What I Came to Say. London: Hutchison Radius, 1989.