Programa

Primeiro encontro: Que escola queremos? Alinhando Antropologia e Educação

Desenvolvimento histórico do conceito de infância e juventude
Educação como projeto de democracia e mobilidade social
A escola conservadora: como a educação justifica as desigualdades sociais
Escola para quê? Produtividade ou ócio?
Escola como espaço de sócio-cultural
O olhar antropológico para o “chão da escola”

Segundo encontro: A voz dos estudantes

Possibilidades para uma etnografia na escola
Redes de sociabilidade entre jovens e culturas escolares
Juventude e engajamento político e social
Sofrimento dos estudantes e suas lutas por reconhecimento
Medicalização do fracasso escolar
Sucesso escolar e classes populares: a influência das famílias

Terceiro encontro: Escola, sexualidade, gênero e raça

Marcadores sociais da diferença a partir da experiência escolar
“Escola progressista”: quando a inclusão vira exclusão
O corpo nos corredores e nas salas de aula
Direito à juventude: quando é possível ser jovem?
A cor nos processos de subjetivação das e dos jovens

Quarto encontro: As disputas pela escola e temas emergente na educação
Conservadorismos na escola
A reforma do ensino e os discursos neoliberais na educação
Direitos sexuais de jovens e adolescentes
Redes sociais e internet: a popularização dos aparelhos celulares

BIBLIOGRAFIA

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