Programa

Aula 1 - Métodos e Grafias em Arquivos (21/02/2024 – 15 às 17 horas)

BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Arquivos pessoais em face da teoria arquivística tradicional: debate com Terry Cook. In: Estudos Históricos, Rio de Janeiro, n. 21, p. 201-207, 1998.
GALVÃO, Walnice Nogueira. A trajetória do acervo de Mário – Depoimento de Antonio Candido. In: Revista Teoria e Debate, Edição 108. São Paulo, 22 jan. 2013.
LIMA, Solange Ferraz de; CARVALHO, Vânia Carneiro de. Fotografias: usos sociais e historiográficos. In: PINSKY, Carla B.; LUCA, Tania R. (orgs). O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2013, p. 29 – 60.
LOPEZ, Telê Ancona. A criação literária na biblioteca do escritor. In: Ciência e cultura, revista da SBPC, v. 59, n. 1, 2007, p. 33 - 37.
MALATIAN, Teresa. Cartas: narrador, registro e arquivo. In: PINSKY, Carla B.; LUCA, Tania R. (orgs). O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2013, p. 195 – 222.

Aula 2 - A história dos estudos de marginália na Teoria Literária (22/02/2024 – 15 às 17 horas)

CESAR, Ana Cristina. Antigos e soltos: poemas e prosas da pasta rosa. Org. Viviana Bosi. 1a ed. São Paulo: Instituto Moreira Sales, 2008.
COSTA, Cristiane. A morte do autor. Um die-cut emerge do livro Os Sertões, de Euclides da Cunha, a partir de um exemplar com as rasuras, sublinhados e anotações de um leitor especial, o homem que o matou, o militar Dilermando de Assis. In: Tenso Diagonal, n.o 12, p. 82 – 99.
CUNHA, Maria Teresa. Diários pessoais: territórios abertos para a história. In: PINSKY, Carla B.; LUCA, Tania R. (orgs). O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2013, p. 251 – 279.
MORICONI, Italo. Ana Cristina Cesar: o sangue de uma poeta. 1a ed. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1996.

Aula 3 - O arquivo de Ana Cristina Cesar: revisões sobre a literatura brasileira (23/02/2024 – 15 às 17 horas)
CESAR, Ana Cristina. Inconfissões: fotobiografia de Ana Cristina Cesar. Organização e prefácio: Eucanãa Ferraz. Sao Paulo: Instituto Moreira Salles, 2016.
______. O poeta é um fingidor. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 30 abr., 1977. Suplemento Livro, p. 3.
CAMARGO, Maria Lucia de Barros. Atrás dos olhos pardos: uma leitura da poesia de Ana Cristina Cesar. Chapecó: Argos, 2003.
LEONE, Luciana María di. Não ter posição marcada: Ana C. nos anos 70. Remate de Males, Campinas, SP, v. 36, n. 2, p. 559-579, 2016.
ANDRADE, Mário. Aspectos da literatura brasileira. 6a ed. São Paulo: Martins, 1978.