Programa

1° Sessão: Introdução
2° Sessão: Cenografias expandidas: teatralidades e performatividades
3° Sessão: Exposições universais e coloniais: espetáculos políticos das metrópoles (Parte 1)
4° Sessão: Exposições universais e coloniais: espetáculos políticos das metrópoles (Parte 2)

AGAMBEN, Giorgio Agamben, Qu’est-ce qu’un dispositif ?, Paris, Rivages, 2007.
BARTHES, Roland et all. O efeito de real. In: Literatura e Semiologia: Pesquisas Semiológicas. Petrópolis: Ed. Vozes, 1972, pp.35-44.
BERNAL, Óscar Cornago, « Atuar “de verdade”. A confissão como estratégia cênica », Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, v. 2, n. 13, pp. 2018.
BLOEMBERGEN, Marieke. Colonial Spectacles: the Netherlands and the Dutch East Indies at the world exhibitions, 1880-1931, Singapore: Singapore University Press, 2006.
BOËTSCH, Gilles e BLANCHARD, Pascal. From Cabinets of Curiosity to the “Hottentot Venus”: A Long History of Human Zoos. In: BANCEL, Nicolas, DAVID, Thomas e THOMAS, Dominic. The Invention of Race: Scientific and Popular Representations. New York: Routledge, 2014.
COHEN, Matthew Isaac. Performing otherness: Java and Bali on international stages, 1905-1952. Basingstoke:
CONKLIN, Alice L. In the Museum of Man: Race, Anthropology, and Empire in France, 1850–1950. Ithaca: Cornell University Press, 2013.
DE L’ESTOILE, Benoît. Do Museu do Homem ao Quai Branly: as transformações dos Museus dos Outros na França. In: Cândido, Manuelina Maria Duarte; Ruoso, Carolina (Org.) Museus e patrimônio: experiências e devires. Recife: Fundação Joaquim Nabuco: Editora Massangana, 2015.
DE L’ESTOILE, Benoît. Le Goût des Autres. De l’Exposition coloniale aux arts premiers. Paris: Flammarion, 2007.
ETIENNE, Noémie. Memory in Action: Clothing, Art, and Authenticity in Anthropological Dioramas (New York, 1900). Material Culture Review, volume 79, 2014, p. 46–59.
ÉTIENNE, Noémie, Les Autres et les ancêtres. Les dioramas de Franz Boas et d’Arthur C. Parker à New York, 1900, Dijon, Les presses du réel – Œuvres en sociétés, 2020.
GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. Vozes, 1985.
FANON, Franz. (trad. Renato da Silveira) Peles negras, máscaras brancas. Salvador : EDUFBA, 2008.
FERAL, Josette. (trad. J. Guinsburg) Além dos limites: teoria e prática do Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015.
FISCHER-LICHTE, Erika. (trad. BORJA, M) Realidade e ficção no teatro contemporâneo. Sala Preta, v. 13, n. 2, p. 14-32, 15 dez. 2013.
FRANÇOZO, M. C. De Olinda a Holanda: o gabinete de curiosidades de Nassau. Campinas: editora Unicamp, 2014. (Introdução e capítulo 4)
HALE Dana. Races on display: French representations of colonized peoples (1886-1940). Bloomington : Indiana University Press, 2007.
MBEMBE, Achille. La colonie : son petit secret et sa part maudite. Politique Africaine, 2006/2 (N° 102), p. 101-127.
MBEMBE, Achille. De la scène coloniale chez Frantz Fanon. Rue Descartes 2007/4 (n° 58), p. 37-55.
MORTON, Patrícia. A. Hybrid Modernities : Architecture and Representation at the 1931 Colonial Exposition, Paris. Cambridge : MIT Press, 2003.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. Exposições Universais: Espetáculos da Modernidade do Século XIX. São Paulo: Hucitec, 1997.
PERRONE-MOISES, Beatriz. L’alliance normando-tupi au XVIe siècle: la célébration de Rouen, Journal de la société des américanistes, vol. 94 / 94-1, pp. 45-64, juillet 2008.
RANCIERE, Jacques. O efeito de realidade e a política da ficção. Novos estud. - CEBRAP [online]. 2010, n.86 [cited 2020-09-27], pp.75-80.
ROTHFELS, Nigel. Savages and Beasts: The Birth of the Modern Zoo. London: The Johns Hopkins University Press, 2002.
SANJAD, Nelson. Exposições internacionais: uma abordagem historiográfica a partir da América Latina. Hist. cienc. Saúde-Manguinhos, Rio de Janeiro , v. 24, n. 3, pp. 785-82, 2017.
SEGALEN, Victor. Essays on Exotism: Aesthetics of Diversity. Durham & London: Duke University Press, 2002.
STOLER, Ann Laure. Race and the Education of Desire: Foucault's History of Sexuality and the Colonial Order of Things. Durham and London, Duke University Press, 1995.
SCHWARTZ, Vanessa R. Spectacular Realities, Berkeley, University of California Press, 1998.
TAYLOR, Diana. O arquivo e o repertório: performance e memória cultural nas Américas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013. (Capítulo 1)
VIEIRA, Marina Cavalcante. Figurações Primitivistas: Trânsitos do Exótico entre Museus, Cinema e Zoológicos Humanos. Tese (Doutorado) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, 2019.