OBJETIVOS:
Desenvolver habilidades comunicativas avançadas (B2) em e sobre a Língua Francesa, que possibilitem a aquisição de estruturas linguísticas, discursivas e do léxico utilizados em situações comunicativas variadas, permitindo a comunicação oral e escrita mais independente. Sensibilizar para os elementos de cultura dos países francófonos.
Nível exigido: 2º grau completo. N10 do curso Introdução à língua francesa e à cultura francófona ou conhecimentos em francês equivalentes a esse nível. Estudantes da graduação em Francês: comprovar Francês 7. Será realizado teste de nível para alunos que não cumprirem os requisitos acima.
PROGRAMA:
Eixos temáticos: cultura, novas tecnologias e questões de sociedade
Comunicação: comparar e exprimir preferências; resumir um livro e dizer o que pensa dele; debater; retratar um ator ou uma atriz; colocar um problema e propor soluções; descrever uma especificidade cultural; dar sua opinião sobre uma tendência; compreender um processo de criação; descrever e comentar uma atualidade tecnológica; questionar as vantagens e desvantagens de uma tecnologia; comentar uma evolução societal ligada às tecnologias; desenvolver um ponto de vista; desenvolver um raciocínio; analisar uma questão de sociedade; tomar posição sobre um fato de sociedade; descrever e comparar fatos culturais e políticos; comentar um fenômeno de sociedade.
Vocabulário: qualificar o estilo ou o conteúdo de um livro; falar do patrimônio; os registros de língua padrão e coloquial; falar sobre séries e filmagens; os prefixos negativos para formar alguns adjetivos; falar de novas tecnologias e redes sociais; o prefixo re- para indicar um retorno a um estado anterior ou uma repetição; a pontuação em um texto de opinião; alguns conectores para desenvolver um raciocínio; falar de saúde; falar das instituições e da política; falar das emoções e dos sentimentos.
Gramática: os comparativos e os superlativos para comparar e estabelecer uma hierarquia; os pronomes relativos para evitar as repetições; a ênfase para destacar uma informação; os pronomes “y” e “en” para evitar as repetições; colocar perguntas: a questão por inversão; exprimir a duração; exprimir a causa e a consequência; a voz passiva para colocar em valor um elemento; diferentes empregos do subjuntivo para tomar posição; nuançar uma comparação; o subjuntivo para exprimir uma alternativa.
Elementos de fonética: vogais nasais e desnasalização; fonética-grafia de das vogais [y] et [u] – [ø] et [ɶ] – [o] et [ɔ] ; fonética-grafia das consoantes [s] et [z]
Obs.: Serão estudados e praticados os elementos lexicais, fonéticos, fonológicos, morfossintáticos e semânticos necessários à expressão oral e escrita que será desenvolvida no curso.
Bibliografia Geral:
ABRY, Dominique ; CHALARON, Marie-Laure. La grammaire des premiers temps B1-B2. Presses Universitaires de Grenoble, 2015.
BRIET, Geneviève ; COLLIGE, Valérie; RASSART, Emmanuelle. La prononciation en classe. Presses Universitaires de Grenoble, 2014.
CALLET, Stéphanie. Entraînez-vous de A à Z : 200 exercices de grammaire, orthographe, lexique. Presses Universitaires de Grenoble, 2016.
HEU-BOULHAT, Élodie ; MABILAT, Jean-Jacques. Édito Méthode de Français Niveau B2. Didier, 2015.
HIRSCHPRUNG, N.; TRICOT, T. Cosmopolite 4. Niveau B2. Paris: Hachette, 2019.
PARIZET, Marie-Louise. ABC DELF B2 : 200 exercices. CLE International, 2013.
PETITMENGIN, Violette ; FAFA, Clémence. La grammaire en jeux. Presses Universitaires de Grenoble, 2017.