Aula 1
Pereira Neto, F. “Políticas públicas e modos de habitar”. Texto apresentado como subsídio para exposição e debate no Projeto Seminários do Departamento de Antropologia/USP, 24/11/2023.
Jirón, P. e Gómez, J. “Interdependência, cuidado e gênero: estratégias de mobilidade na cidade de Santiago”. Tempo Social, v. 30, n. 2, p. 55-72, 2018.
Richmond, M. A. “O devir-lugares nas periferias urbanas: transformações socioespacial no bairro da Fazenda da Juta”. In: RICHMOND et al. Espaços periféricos: política, violência e territórios nas bordas das cidades. São Carlos: EdUFSCar, 2022. p. 383-416.
Aula 2
- Fuser, L. Sobre prédios, planos e uma escola: o Prudente e o patrimônio em São Paulo. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, 2022.
- Marins, P. C. G. “Do Luz Cultural ao Monumenta: sobre a opção pela escala monumental na preservação de uma área de São Paulo”. In: Baptista, D.; Gagliardi, C. (Orgs.). Intervenções urbanas em centros históricos: Brasil e Itália. São Paulo: EDUC/CAPES, 2012, p. 145-169.
- Tamaso, I. “Quando o campo são os patrimônios: conhecimento e práticas científicas na esfera pública”. Revista de Antropologia, v. 61, p. 60-70, 2018.
Aula 3
- Arantes, A. A. “A guerra dos lugares”. In: ______. Paisagens paulistanas: transformações do espaço público. Campinas: Ed. da Unicamp, 2000, p. 105-129.
- Pétonnet, C. “Observação flutuante: o exemplo de um cemitério parisiense” [1982]. Antropolítica n. 25, 2º sem./2008, p. 99-111.
- Frúgoli Jr., H. “Dossiê Luz São Paulo” (Introdução)”. Ponto Urbe, n. 11, 2012, https://journals.openedition.org/pontourbe/1129
Aula 4
Fechamento do curso e discussão sobre trabalhos finais.