Programa

1. Fotolivro, fotobiografia, processos fotográficos

Alguns pontos de partida para pensar fotolivros e a relação entre texto, imagem e construção de relação para sua produção.

BADGER, Gerry. Por que fotolivros são importantes. Disponível em: https://revistazum.com.br/revista-zum-8/fotolivros/

FERNÁNDEZ, Horacio. Fotolivros Latino-americanos. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

ROUILLÉ, André. A fotografia: entre o documento e a arte contemporânea. São Paulo: Senac, 2009.
VITORIO, Ana Paula. Fotolivros e tradução criativa. Base de Dados de Livros de Fotografia, 2023. Disponível em: https://livrosdefotografia.org/artigos/@id/42432.

 

2. (Foto)escrevivências: autorrepresentação, testemunho e arquivo

Discussão de estratégias de fotoescrever, fotoinscrever a si mesmo como meio de configurar testemunhos, arquivos e repertórios de imagens e imaginários de si e de nós.

BISPO, Vilma Neres. Trajetórias e olhares não convexos das (foto)escre(vivências): condições de atuação e de (auto)representação de fotógrafas negras e de fotógrafos negros contemporâneos. 2016. Dissertação (Mestrado). Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, 2016.

CAMPT, Tina M. A Black Gaze: Artists Changing How We See. MIT Press, 2021.

CAMPT, Tina M. Image Matters: Archive, Photography and the African Diaspora in Europe, Listening to Images. Duke University Press, 2012.

CAMPT, Tina M. Listening to Images. Duke University Press, 2017.

CARMINATI, Thiago Zanotti. Imagens da Favela, Imagens pela Favela: representações de si e do outro nas imagens do povo, Dissertação de Mestrado, UFRJ, 2008.

CERQUEIRA. Lita. A fotografia como eu sou. Curadoria e texto Diógenes Moura. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2009.

CUNHA, Guilherme et al. Retratistas do Morro. Afonso Pimenta e João Mendes. Catálogo de exposição. Sesc Pinheiros. 20 jun 2023 – 28 jan 2024.

DAMASCENO GOMES, Janaína; FIRMO, Walter. Donas de si: Uma coleção de retratos de mulheres altivas. Piauí, Edição 194, nov 2022. Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/materia/donas-de-si/.

HOOKS, Bell. Olhares negros: raça e representação. São Paulo: Elefante, 2019.

FIRMO, Walter. no verbo do silêncio a síntese do grito. Fotos: Walter Firmo; Textos: Sergio Burgi e Janaína Damasceno Gomes e IMS, 2024.

FRAGA, Cesar. Do outro lado. Fotos: César Fraga; Textos: Ana Maria Gonçalves e Maurício Barros de Castro. São Paulo: Editora Olhares, 2014.

POWELL, Richard J. Black art. London: Thames & Hudson, 2021.

RIBEIRO, Luciara. A narcísica história da fotografia e possibilidades de saída de uma história única. Disponível em: https://www.sp-arte.com/editorial/a-narcisica-historia-da-fotografia-e-possibilidades-de-saida-de-uma-historia-unica/

RIPPER, João Roberto; CARVALHO, Sérgio; GASTALDONI, Dante; MAZZA, Joana (Orgs.). Imagens do povo. Rio de Janeiro: Nau, 2012.

RIPPER, João Roberto; CARVALHO, Sérgio; GASTALDONI, Dante; ROSA, Rovena (Orgs.). Nós: um ensaio do Imagens do povo. Rio de Janeiro: Observatório de Favelas, 2014.

RIPPER, João Roberto; CARVALHO, Sérgio. Retrato Escravo. Brasília: Organização Internacional do Trabalho, 2010.

SELIGMANN-SILVA, Márcio. A virada testemunhal e decolonial do saber histórico. Campinas: Unicamp, 2022.

SHOHAT, Ella; STAM, Robert. Crítica da imagem eurocêntrica: multiculturalismo e representação. São Paulo: Cosac Naify, 2006.

WILLIS, Deborah. Black: A Celebration of a Culture. Skyhorse Publishing, 2014.

WILLIS, Deborah. Reflections in Black: A History of Black Photographers, 1840 to the present. W. W. Norton & Company, 2002.

3. Memória, rememória, ontologia combativa, etnofotografia

Debate sobre as fotografias e fotógraf@s escolhid@s com base na ideia de estratégias de memória provocadas pela imagem em geral e pela fotografia em particular e ver seus rebatimentos na antropologia e na literatura.

AGUSTONI, Prisca. O gosto amargo dos metais. Rio de Janeiro: 7Letras, 2022.

ARAUJO MARQUES, Luciana. Geografia lírica do sertão baiano. Disponível em: https://quatrocincoum.com.br/resenhas/literatura/geografia-lirica-do-sertao-baiano

ARAUJO MARQUES, Luciana. Iñe-e presente. Disponível em: https://quatrocincoum.com.br/resenhas/literatura/literatura-brasileira/ine-e-presente/

BOLLE, Will. Grandesertão.br. São Paulo: Duas Cidades/Editora 34, 2004.

BOMFIM, Marcela. Negros. Fotos: Marcela Bomfim; Textos: Mônica Cardim.

BORGES, Antonádia; COSTA, Ana Carolina; BELISÁRIO COUTO, Gustavo; Cirne, Michelle; DE ABREU E LIMA, Natascha; VIANA, Talita; PATERNIANI, Stella Z. Pós-Antropologia: as críticas de Archie Mafeje ao conceito de alteridade e sua proposta de uma ontologia combativa. Sociedade e Estado, vol. 30, n. 2, mai-ago 2015, pp. 347-369. Brasília: Universidade de Brasília.

BRASSAÏ, Gyula Halász. Proust e a fotografia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.

CAIUBY NOVAES, Sylvia (Org.). 2015. Entre arte e ciência: a fotografia na antropologia. São Paulo: Edusp.
EDWARDS, Elizabeth, 2015. Anthropology and Photography: A long history of knowledge and affect, Photographies 8 (3), pp. 235-252.
GAMA, Fabiene. Antropologia e Fotografia no Brasil: O início de uma história (1840-1970). In: GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia 5, 2020.
GONÇALVES, Marco Antonio. Retrato, Pessoa, Imagem: O universo fotográfico de Madalena Schwartz. Revista de Antropologia, v. 59, p. 109-140, 2016.

CHIZIANE, Paulina. Niketche. Uma história de poligamia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

EGA, Françoise. Cartas a uma negra. São Paulo: Todavia, 2021.

GUIMARÃES ROSA, João. Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007.

GURAN, Milton. A ‘fotografia eficiente’ e as Ciências Sociais. In: ACHUTTI, LUIZ (Org.) Ensaios sobre o fotográfico. Porto Alegre: Prefeitura Municipal, 1998, p.87-99.
PINK, Sarah, 2001. Doing visual ethnography. Images, media and representation in research. London: Thousand Oaks/ New Delhi: SAGE.

SAMAIN, Etienne. As peles da fotografia: fenômeno, memória/arquivo, desejo. VISUALIDADES, Goiânia v. 10 n. 1, jan-jun 2012, p. 151-164.

MAFEJE, Archie. Africanity: a combative ontology. Codesria Bulletin n. 3-4, p. 106-10, 2008.

MALQUER, Monique. Flor de gume. São Paulo: Jandaíra, 2023.

MARIA DE JESUS, Carolina. Quarto de despejo: Diário de uma favelada. São Paulo: Ática, 2020.

MORRISON, Toni. A fonte da autoestima: ensaios, discursos e reflexões. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

MORRISON, Toni. A origem dos outros: Seis ensaios sobre racismo e literatura. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

MORRISON, Toni. Amada. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

MORRISON, Toni. Playing in the dark: whiteness and the literary imagination. New York: Vintage Books, 1993.

MOTTA, Aline. A água é uma máquina do tempo. São Paulo: Fósforo, 2022.

OLIVEIRA SILVA, Adriana de. Galeria & Senzala: a (im)pertinência presença negra nas artes no Brasil. Tese Doutorado. PPGAS-USP, 2018.

OLIVEIRA SILVA, Adriana de. Saudades da floresta: memórias de vida e luta da comunidade quilombola Boa Vista/Cupuaçu. São Paulo: Escuta do Tempo, 2021.

OLIVEIRA SILVA, Adriana de. Saudades da floresta: memórias de vida e luta da comunidade quilombola São Sebastião do Burajuba. São Paulo: Escuta do Tempo, 2021.

PEREIRA, Edimilson de Almeida. Poesia + (antologia 1985-2019). São Paulo: Editora 34, 2019.

VERUNSCHK, Micheliny. O som do rugido da onça. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

VIEIRA JR., Itamar. Torto arado. São Paulo: Todavia, 2018.

WAGNER, Roy. A invenção da cultura. São Paulo: Ubu Editora, 2017. 

WISNIK, José Miguel. Maquinação do mundo: Drummond e a mineração. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

WOOLF, Virginia. Passeio ao Farol. São Paulo: Penguin-Companhia da Letras, 2023.

ZULAR, Roberto. A dignidade da poesia. In: Edimilson de Almeida Pereira: Poesia + (antologia 1985-2019). São Paulo: Editora 34, 2019.