Programa

Aula 1. Introdução: o conflito de Weimar a partir do diálogo entre Benjamin e Schmitt

Aula 2. Monopolismo e capitalismo de Estado: Pollock e Horkheimer 

Aula 3. Capitalismo e nacional-socialismo: Neumann 

Aula 4. Fascismo como índice da crise da razão: Adorno e Horkheimer 

Aula 5. Desnazificazão como preservação: Adorno


Bibliografia principal:

ADORNO, T. Aspectos do novo radicalismo de direita. São Paulo: Editora Unesp, 2020a.
___________. Educação após Auschwitz. In: Palavras e sinais: modelos críticos 2. Petrópolis: Editora Vozes Ltda.,
1995.
___________. Guilt and defense: on the legacies of national socialismo in postwar Germany. Cambridge: Harvard
University Press, 2010.
___________. Minima Moralia: reflexões a partir da vida lesada. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2018.
___________. Reflexões sobre a teoria de classes. Crítica Marxista, Campinas, n.50 Crítica, p.259-273, 2020b.
___________. The meaning of working through the past. In: Critical Models: interventions and catchwords. New
York: Columbia University Press, 2005.
ADORNO, T; HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar,
1985.
BENJAMIN, W. Origem do drama trágico alemão. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
_____________. Para uma crítica da violência. In: Escritos sobre Mito e Linguagem (1915-1921). São Paulo:
Editora 34, 2013.
_____________. Teorias do fascismo alemão: sobre a coletânea Guerra e Guerreiros, editada por Ernst Jünger. In:
Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura: obras escolhidas volume 1. São Paulo:
Editora Brasiliense S.A, 1987.
HORKHEIMER, M. Crepúsculo: Notas alemãs (1926-1931). São Paulo: Editora Unesp. 2022.
________________. Teoria crítica: uma documentação. São Paulo: Perspectiva, 2006.
________________. The authoritarian state. In: ARATO, A; GEBHARDT, E. (Ed.). The essential Frankfurt School
reader. New York: Urizen Books, 1978.
________________. The jews and Europe. In: In: BRONNER, S.E; KELLNER, D.M.K (Ed.). Critical theory and
society: a reader. New York; London: Routledge, 1989.
NEUMANN, F. Behemoth: the structure and practice of national socialism (1933-1944). Chicago: Ivan R. Dee, 2009.
POLLOCK, F. Crise e transformação estrutural do capitalismo: artigos na Revista do Instituto de Pesquisa Social.
Florianópolis: NEFIPO/ CFH / UFSC, 2019.
SCHMITT, C. A crise da democracia parlamentar. São Paulo: Scritta, 1996.
___________. Dictatorship: from the origin the modern concept of sovereignty to proletarian class struggle.
Cambridge: Polity Press, 2006.
Bibliografia de apoio:

BERCOVICI, G. Entre o estado total e o estado social: atualidade do debate sobre direito, Estado e economia na
República de Weimar. Tese (Livre-docência) – Departamento de Direito Econômico e Financeiro, Universidade de
São Paulo, São Paulo, 2003.
CATALANI, F. Filosofia moral no mundo pós-guerra: estudo sobre Adorno. Tese (Mestrado) – Programa de Pós-
Graduação em Filosofia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.
ELIAS, N. Os Alemães: a luta pelo poder e a evolução do habitus nos séculos XIX e XX. Rio de Janeiro: Jorge
Zahar editora, 1997.
JAY, M. A imaginação dialética: história da Escola de Frankfurt e do Instituto de Pesquisas Sociais, 1923-1950. Rio
de Janeiro: Contraponto, 2008.
PAXTON, R. Anatomia do fascismo. São Paulo: Paz & Terra, 2023.
PINTO, M. Uma filosofia dos extremos: história e crítica em Walter Benjamin. Tese (Doutorado) –Programa de Pós-
Graduação em Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro 2023.
REGATIERI, R. Capitalismo sem peias: a crítica da dominação nos debates do Instituto de Pesquisa Social no início
da década de 1940 e na elaboração da Dialética do esclarecimento. São Paulo: Humanitas, 2019.
SILVA, R. Max Horkheimer: teoria crítica e barbárie. Uberlândia, EDUFU, 2011.

WIGGERHAUS, R. A Escola de Frankfurt: história, desenvolvimento teórico, significação político. Rio de Janeiro:
DIFEL, 2002.