Programa

Aula 1 (05/08): Introdução ao curso, apresentação da lista de filmes para discussão em sala. Proposta de atividade aos discentes para a última aula no dia 21/08.
Aula 2 (07/08): Quase humanos: robôs, ciborgues e androides
Aula 3 (12/08): Vigilância: violência e controle humanoide
Aula 4 (14/08): Dentro da máquina: convívio social, reputação e transformações
Aula 5 (19/08): Estatísticas e Afetos: dos grandes dados à cognição humana?
Aula 6 (21/08): Atividade Final: o exercício será realizado utilizando a bibliografia indicada ao longo do curso. Cada grupo terá um tempo de apresentação para que haja debate e comentários do ministrante e demais participantes.

Bibliografia:

Aumont, Jacques. Dicionário Teórico E Crítico De Cinema. Campinas, São Paulo: Papirus, 2012. | A Estética Do Filme. São Paulo: Papirus, 1995| A Imagem. São Paulo: Papirus, 1993.
Morin, Edgar. O Cinema E O Homem Imaginário.
Casetti, Francesco. Teorías Del Cine. Madri: Ediciones Catedra, 1994.
Kristeva, Julia. Introdução À Semanálise. São Paulo: Perspectiva, 2005. | História Da Linguagem. Lisboa, Edições 70, 1974.
Metz, Christian. A Significação Do Cinema. São Paulo: Perspectiva, 2014.
Stam, Robert. Introdução À Teoria Do Cinema. Campinas, São Paulo: Papirus, 2013.
Zizek, Slajov. Lacrimae Rerum – Ensaios Sobre Cinema Moderno. São Paulo: Boitempo, 2018.
Charney, Leo; Schwartz, Vanessa R (Org.). O Cinema E A Invenção Da Vida Moderna. São Paulo: Cosac Naify, 2001.
Jullier, Laurent; Marie, Michel. Lendo As Imagens Do Cinema. São Paulo: Senac, 2012.
Nichols, Bill. Introdução Ao Documentário. São Paulo: Papirus, 2007 | Representing Reality. Indiana University Press, 1991.
Rosenfeld, Anatol. Cinema: Arte & Indústria. São Paulo: Perspectiva, 2013.
Vanoye, Francis; Goliot-Lété, Anne. Ensaio Sobre A Análise Fílmica. São Paulo: Papirus, 2012.
Badiou, Alain. O Cinema Como Experimentação Filosófica. In: Yoel, Gerardo. Pensar O Cinema: Imagem, Ética E Filosofia. São Paulo: Cosac Naify, 2015.
Kracauer, Sigfried. De Caligari A Hitler: Historia Psicológica Del Cine Alemán. Buenos Aires: Ediciones Paidós Ibérica, 1985.
Foucault, Michel. A Ordem Do Discurso. São Paulo: Loyola, 2014.
Martin, Marcel. Metáforas E Símbolos. In: A Linguagem Cinematográfica. São Paulo: Editora Brasiliense, 1990.
Menezes, Paulo. O Cinema Documental Como Representificação: Verdades E Mentiras Nas Relações (Im)Possíveis Entre Representação, Documentário, Filme Etnográfico, Filme Sociológico E Conhecimento. In: Caiuby Novaes, Sylvia Et Alii. Escrituras Da Imagem. São Paulo: Edusp, 2004.
Merleau-Ponty, Maurice. O Cinema E A Nova Psicologia. In: A Experiência Do Cinema. Xavier, Ismail (Org.); Rio De Janeiro: Graal, 1983.
Sorlin, Pierre. Filme Y Ideologia. In: Sociologia Del Cine. D.F. Mexico: Fondo De Cultura Economica, 1985.
Bazin, André. A Evolução Da Linguagem Cinematográfica. In: O Que É Cinema?. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
Marcuse, Herbert. De L’ontologie À La Technologie. Les Tendances De La Société Industrielle. Arguments, Paris, Vol.4, Nº 18, P. 54-59, 1960. | A Ideologia Da Sociedade Industrial; Rio De Janeiro: Zahar Editores, 1973.
Feenberg, Andrew. O Que É Filosofia Da Tecnologia?. Conferência Realizada Para Os Estudantes Universitários De Komaba Em Junho De 2003,
Frase, Peter. Quatro Futuros. São Paulo: Autonomia Literária, 2020.
Bostrom, Nick. Superinteligência: Caminhos, Perigos E Estratégias Para Um Novo Mundo. Rio De Janeiro: Darkside Books, 2018.
Daugherty, Paul & Wilson, J. Human + Machine. Reimagining Work In The Age Of Ai. Boston (Usa). Harvard Business Review Press, 2018.
Lévi, Pierre. Introdução; Iii. In: As Tecnologias Da Inteligência: O Futuro Do Pensamento Na Era Da Informática. São Paulo: Editora 34, 2010.
Acess Now. For More Information, Visit Https://Www.Accessnow.Org Or Contact Info@Accessnow.Org.
Zuboff, Shoshana. A Era Do Capitalismo De Vigilância. Rio De Janeiro: Intrínseca, 2019.
Artificial Intelligence: Risks To Privacy And Democracy. Karl Manheim And Lyric Kaplan. 21 Yale J.L. & Tech. 106 (2019)
Nicolas Miailhe E Cyrus Hodes, Making The Ai Revolution Work For Everyone. 2017, Pp-20-22.
Paulo Sá Elias. Algoritmos, Inteligência Artificial E O Direito. 2017, P.15.
Carta Europeia De Ética Sobre O Uso Da Inteligência Artificial Em Sistemas Judiciais E Seu Ambiente Adoptada Pela Cepej Na Sua 31.ª Reunião Plenária (Estrasburgo, 3 E 4 De Dezembro De 2018).
Luiz Fernando Martins Castro. Uso Da Inteligência Artificial No Meio Jurídico: Mitos E Realidade. 2020, P.12.
Assange, Julian. Cypherpunks: Liberdade E Futuro Da Internet. São Paulo: Boitempo Editorial, 2013.
Mori, Masahiro. The Buddah The Robot. Kosei Publishing Co. • Tokyofirst English Edition, 1981. Fourth Printing, 1985 Published By Kosei Publishing Co., Kssei Building, 2-7-1 Wada, Suginami-Ku, Tokyo 166. Copyright © 1974, 1976, 1980 By Kssei Publishing. Co.; All Rights Reserved. Printed In Japan. Lcc 82-190923.
Haraway, Donna. A Cyborg Manifesto., 1984. Traducción: Manuel Talens. Editor Digital: Titivillus. Epub Base R2.1.
Antropologia Do Ciborgue : As Vertigens Do Pós-Humano / Organização E Tradução Tomaz Tadeu – 2. Ed. – Belo Horizonte : Autêntica Editora, 2009. – (Mimo).
Lupton, Deborah. Digital Sociology. Routledge, 2015.
Baudrillard, Jean. Simulacros E Simulações. Ed Relógio D'água, Portugal, 1991.
Ricuero, Raquel. Redes Sociais Na Internet. Porto Alegre: Ed. Sulina, 2020.
Castells, Manuel. O Poder Da Identidade. Rio De Janeiro: Paz E Terra, 2018.
Emociones, Afectos Y Sociología : Diálogos Desde La Investigación Social Y La Interdisciplina / Marina Ariza, Coordinadora. -- Primera Edición. -- México : Unam, Instituto De Investigaciones Sociales, 2016.
M. Mori, K. F. Macdorman And N. Kageki, "The Uncanny Valley [From The Field]," In Ieee Robotics & Automation Magazine, Vol. 19, No. 2, Pp. 98-100, June 2012, Doi: 10.1109/Mra.2012.2192811.
Miailhe, N & Hodes, C. Making The Ai Revolution Work For Everyone. Ai Initiative: The Future Society, 2017.
Russel, Stuart J.; Norvig, Peter. Parte I. In: Inteligência Artificial. Rio De Janeiro: Elsevier, 2013.
Turing, A. M. Computing Machinery And Intelligence. Mind 59, No. 236 (1950): 433-60. Accessed April 8, 2020. Www.Jstor.Org/Stable/2251299.
Baiochi Do Nascimento, Nayara. Amor Em Telas: Amor E Tecnologia Digital Em Filmes Dos Anos 2010. 2022. Tese (Doutorado Em Sociologia) - Faculdade De Filosofia, Letras E Ciências Humanas, Universidade De São Paulo, São Paulo, 2022. Doi:10.11606/T.8.2022.Tde-06102022-210224. Acesso Em: 2024-06-03.
Wittmann, Isabel. Feminilidades Maquínicas: Gênero, Sexualidade E Corpo De Mulheres Artificiais No Cinema Fantástico. 2023. Tese (Doutorado Em Antropologia Social) - Faculdade De Filosofia, Letras E Ciências Humanas, Universidade De São Paulo, São Paulo, 2023. Doi:10.11606/T.8.2023.Tde-16012024-134412. Acesso Em: 2024-06-03.
Latour, B. On the modern cult of the factish gods. Durham [NC]: Duke University Press, 2010. Tradução: Sobre o culto moderno dos deuses "fatiches". São Paulo, Ed. Unesp, 2021.
Latour, B.; Woolgar, S. Laboratory life: The construction of scientific facts. 2d ed. Princeton, NJ: Princeton University Press, 1986. Tradução: A vida de laboratório. A produção dos fatos científicos. Rio de Janeiro, Relume Dumaré, 1997.