Aula 1: Mono-, bi-, plurilíngue: Introdução ao curso
Aula 2: Principais conceitos
Aula 3: Biografia linguística
Aula 4: Paisagem linguística
Aula 5: Leitura em intercompreensão: galego e espanhol
Aula 6: Leitura em intercompreensão: italiano e talian
Aula 7: Leitura em intercompreensão: catalão e francês
Aula 8: Leitura em intercompreensão: romeno / Encerramento
Bibliografia:
ALBUQUERQUE-COSTA, H. A.; MAYRINK, M. F.; SANTORO, E. A Intercompreensão em Línguas Românicas na formação do professor de línguas estrangeiras: a experiência da USP. Revista Letras Raras, [S.l.], v. 6, n. 3, 2017, p. 82-95. Disponível em: http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/RLR/article/view/902
CANDELIER, M.; CAMILIERI-GRIMA, A.; CASTELLOTTI, V.; DE PIETRO, J.-.; LÖRINCZ, I.; MEISSNER, F.-J.; SHRÖDER-SURA, A.; NOGUEROL, A. CARAP – Cadre de référence pour les approches plurielles des langues et des cultures. Graz: Conseil de l’Europe, 2012. Disponível em: http://carap.ecml.at/
COSTE, D.; MOORE, D.; ZARATE, G. (2009 [1997]). Compétence plurilingue et pluriculturelle. Version révisée et enrichie d’un avant-propos et d’une bibliographie complémentaire. Parution initiale: 1997. Vers un Cadre Européen Commun de référence pour l’enseignement et l’apprentissage des langues vivantes: études préparatoires. Version révisée: 2009. Division des Politiques linguistiques, Strasbourg. Disponível em: https://rm.coe.int/168069d29c
CUQ, J. P. (org.). Dictionnaire de didactique du français langue étrangère et seconde. Paris: CLE International, 2003.
DE CARLO, M.; ANQUETIL, M. Référentiel de compétences de communication plurilingue en Intercompréhension - REFIC. EL.LE, v. 8, n. 1, p. 163-234, 2019. Disponível em: https://edizionicafoscari.unive.it/it/edizioni4/riviste/elle/2019/1numm…
ESCUDÉ, P; CALVO DEL OLMO, F. Intercompreensão: a chave para as línguas. São Paulo: Parábola, 2019.
MIRANDA-PAULO, L. A intercompreensão no curso de Letras: formando sujeitos plurilíngues a partir da leitura de textos acadêmicos em línguas românicas. 2018. 470f. Tese (Doutorado em Língua Francesa) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-26032019-145256/pt-br…
SARSUR-CÂMARA, É. Abordagens plurais das línguas no ensino fundamental: experiência piloto com pré-adolescentes de uma escola pública de Belo Horizonte. 2020. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos), Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/33943