Aula 1: Leitura crítica e o problema da desordem informacional. Noção de gênero, hipergênero e o papel da
tecnologia no desenvolvimento dos gêneros textuais. Formulação de um plano de aula a ser revisto no final do
curso.
Aula 2: O que é argumentação? Reflexão sobre enquadramentos teóricos e a
argumentação como elemento constitutivo do discurso.
Aula 3: A internet e a cena da enunciação. As fake news e o seu elemento cênico.
Aula 4: A noção de ethos, pathos e logos. O papel da emoção e da razão segundo a análise
do discurso.
Aula 5: O papel da doxa e dos estereótipos para a estabilização da comunicação.
Aula 6: A imagem como recurso persuasivo. Os textos multimodais.
Aula 7: Os esquemas argumentativos (análise de discursos enganosos) e as formas de
sistematização desses achados para uso em sala de aula.
Aula 8: A questão da modalidade veridictória como uma das marcas desses textos. Outras
marcas linguísticas que aparecem recorrentemente nesses textos. Reflexão sobre o conteúdo do curso e os planos
de aula elaborados no início do curso.
Bibliografia
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