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DADOS DO CURSO
Este curso tem por objetivo discutir o cinema iraniano em sua relação com a sociedade a qual pertence. Desde sua chegada em solo persa, até os dias de hoje, o cinema teve que se enquadrar em normas e restrições que influenciam tanto sua forma, quanto seu conteúdo. O curso atua sob essas duas perspectivas e analisa tanto algumas obras dessa cinematografia, como o contexto no qual elas foram produzidas.
Aula 1: Apresentação do curso
A chegada do cinematógrafo no Irã
A dinastia Qajar
Os primeiros filmes
Trechos dos filmes: Grass: a nation's battle for life (Merian C. Cooper e Ernest B. Schoedsack, 1925) - Once upon a time cinema (Mohsen Makhmalbaf, 1992)
O cinema na dinastia Pahlavi
Era Pahlavi e a política modernizante
Cinema como arma de socialização
Film farsi
American way of life
Star System
Censura
Trecho do filme: Life’s tempest (Esmail Kushan, 1948)
Criação do Kanun (filmes sobre e para crianças – um novo estilo)
Exibição dos curtas de Abbas Kiarostami: O coro (1982) - O pão e o beco (1970) - Duas soluções para um problema (1975)
Cinema motefavet
Paralelos com o neorrealismo italiano
Uso de "não" atores pela primeira vez no cinema iraniano
Trechos dos filmes: A vaca (Dariush Mehrjui, 1969) - Gheisar (Masud Kimiai,1969) - The house is black (Farugh Farrokhzad, 1964)
Leitura complementar:
KIAROSTAMI, Abbas. Duas ou tres coisas que sei de mim. In: KIAROSTAMI, Abbas & ISHAGHPOUR, Youssef. Abbas Kiarostami. São Paulo: Ed. Cosacnaife, 2004. (p. 199 – 215)
PESSUTO, Kelen. O ‘espelho mágico’ do cinema iraniano: uma análise das performances dos "não" atores nos filmes de arte. Dissertação (Mestrado em Artes), Instituto de Artes, Unicamp, 2011. (p. 25-63)
SADR, Hamid Reza. Iranian Cinema: A political history. Londres: I. B. Tauris, 2006.
Aula 2: A islamização do cinema
A Revolução Iraniana
Imagem interdita
Islamização do cinema - Censura e restrições
O novo cinema iraniano - Novas formas de dialogar com a realidade
Abbas Kiarostami e Mohsen Makhmalbaf
Filme: Iran – A Cinematographic Revolution (Nader Takmil Homayoun, 2006)
Trechos dos filmes: Close-up (Abbas Kiarostami, 1990) - Close-up long shot (Moslem Mansouri e Mahmoud Chokrollahi, 1996) - A week with Kiarostami (Yuji Mohara, 1999) - O vento nos levará (Abbas Kiarostami, 1999)
Leitura obrigatória:
FERREIRA, Francirosy C. B. ______. Cavalo de bronze: caligrafia e palavra. In: NOVAES, Sylvia C. (et al.) (orgs). Escrituras da imagem. São Paulo: FAPESP: Editora da Universidade de São Paulo, 2004, p.121-131.
______. A Linguagem fotográfica no Islã. Revista Travessia – revista do migrante, publicação do CEM – Ano XV, número 42, p. 22-28, janeiro – abril/2002.
NAFICY, Hamid. Islamizing film culture in Iran: A post-Khatami update. In: TAPPER, Richard. The New Iranian Cinema. New York: I. B. Tauris, 2006.
Leitura complementar:
FERREIRA, Francirosy C. B. Imagem Oculta - Reflexões sobre a relação dos muçulmanos com as imagens fotográficas. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, FFLCH - USP, São Paulo, 2001.
______. Abelhas, aranhas e pássaros – imagens islâmicas em movimento. In: Imagem-conhecimento. BARBOSA, Andréa; CUNHA, Edgar T.; HIKIJI, Rose (Org). São Paulo: Papirus, 2009, p. 199-226.
______. A imagem do Profeta – Proibir por quê? Cadernos de Antropologia e Imagem. Rio de Janeiro: UERJ, vol.22. 2006, p. 95-111.
KINZER, Stephen. Todos os homens do xá: o golpe norte-americano no Irã e as raízes do terror no Oriente Médio. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.
KHOMEINI, Aiatolá. Livro verde dos princípios políticos, filosóficos, sociais e religiosos do Aiatolá Khomeini. Rio de Janeiro: Record, 1979.
Aula 3: Gênero no cinema iraniano
A mulher no Islã (Irã)– hijab, emancipação, seus direitos e deveres
A representação da mulher através do cinema iraniano
Mulheres atrás das câmeras
Exibição do curta
The day I became a woman (Marziyeh Meshkini, 2000)
Trechos dos filmes: A maçã (Samira Makhmalbaf, 1998) - Prisão de mulheres (Manijeh Hekmat, 2002) - Duas mulheres (Tahmineh Milani, 2000) - Dez (Abbas Kiarostami, 2004) - Fora do jogo (Jafar Panahi, 2006)
Cross-dressing, transexualidade e homossexualidade
Trechos dos filmes: Daughters of the sun (Maryam Shariar, 1999) - Transsexuals in Iran (Tanaz Eshaghian, 2008) - Circumstance (Maryam Keshavarz, 2011)
Leitura obrigatória:
LAHIJI, Shahla. Chaste Dolls and Unchaste Dolls: Women in Iranian Filmes. In: TAPPER, Richard. The New Iranian Cinema. New York: I. B. Tauris, 2006.
Leitura complementar:
BENTO, Berenice. A reinvenção do corpo: sexualidade e gênero na experiência transexual. Rio de Janeiro: Garamond, 2006.
NAJMABADI, Afsaneh. Crafting an Educated Housewife in Iran. In: ABU-LUGHOD, Lila. Remaking Women. Feminism and Modernity in the Middle East. Princeton: Princeton University Press, 1998, pp. 91-125.
SULLIVAN, Zohreh T. Eluding the Feminism, Overthrowing the Modern? Transformations in Twentieth-Century Iran. In: ABU-LUGHOD, Lila. Remaking Women. Feminism and Modernity in the Middle East. Princeton: Princeton University Press, 1998, pp. 215-242.
Aula 4: O cinema iraniano atual
Cinema de resistência
Novas formas e conteúdos
Temas interditos: censura, drogas, manifestações populares, música etc.
A censura no governo de Mahmoud Ahmadinejad
Filme: Isto não é um filme (Jafar Panahi, 2011)
Trecho dos filmes: Ninguém sabe dos gatos persas (Bahman Ghobadi, 2009) - Green Day’s (Hana Makhmalbaf, 2009)
Leitura obrigatória:
MELEIRO, Alessandra. O novo cinema iraniano: arte e intervenção social. São Paulo: Escrituras, 2006. (p. 75-89)
Leitura complementar: DABASHI, Hamid. Makhmalbaf at large. London/New York: IB Taurius, 2008. (Capítulo 1)
NAFICY, Hamid. A Social History of Iranian Cinema: The Globalizing Era, 1984-2010. Durham: Duke University Pres, 2012. (Capítulo 5)
Entrega dos trabalhos
Aula 5: O cinema atual (parte II)
O cinema comercial
Drogas, música e sexo no cinema iraniano
O novo star system
Trechos dos filmes: Candle in the Wind (Pouran Derakhshandeh, 2004) - À procura de Elly (Asghar Farhadi, 2009) - A separação (Asghar Farhadi, 2011) - The Kingdom of Solomon (Shahriar Bahrani, 2010)
Bahman Ghobadi e o Curdistão
Biografia do cineasta curdo-iraniano
Paralelos com a etnoficção de Jean Rouch
Trechos de filmes de Bahman Ghobadi sobre o Curdistão: Life in fog (1999) - Tempo de embebedar cavalos (2000) - Tartarugas podem voar (2004)
Leitura obrigatória:
BURKE, Joseph. Rediscovering Morality Through Ashgar Farhadi’s A Separation. Senses of cinema, 2011. Disponível em:
SZTUTMAN, Renato. “Jean-Rouch e o cinema como subversão de fronteiras”. In Sexta Feira. Antropologia artes humanidades, n. 1, São Paulo: Pletora, 1997, pp 23-30.
Leitura complementar:
SJÖBERG, Johannes. Ethnofiction: drama as creative research practice in ethnographic film. Journal of Media Practice, Bristol, v. 9, n. 3, pp. 229-242, 2008.
SZTUTMAN, Renato. “Jean Rouch: um antropólogo-cineasta”. In Caiuby Novaes, S. et alli (orgs.) Escrituras da imagem. São Paulo: Edusp/Fapesp, 2004, pp. 49-62.
SZTUTMAN, Renato & SCHULER, Evelyn. “A louca maestria de Jean Rouch” (entrevista). In Sexta Feira. Antropologia artes humanidades, n. 1, São Paulo: Pletora, 1997 pp 12-22.
Máximo de 40 inscritos.
Mínimo de 10 inscritos.
Kelen Pessuto
PERÍODO(S), HORÁRIO(S) E LOCAL DO CURSO/EVENTO
Matrícula Presencial:
das 9:00 às 16:30 (Veja ao lado Procedimentos Matrícula Presencial )
Desistência:
O aluno desistente deverá comparecer à Secretaria ou ligar no telefone 3091-4645, no prazo de 2 dias antes do início do curso. Assim, caso haja Lista de Espera, poderemos preencher as vagas.
SORTEIO DE BOLSA
Comunidade USP e 3ª idade.
Distribuição das vagas: 1 docente, 2 discentes, 2 funcionários, 3 para 3º idade.
Observações:
• A Inscrição será apenas pela Internet. CLIQUE AQUI
• O sorteio não garante a vaga, devendo a pessoa contemplada (ou seu representante) comparecer no dia de matrícula.
• Veja as regras no link BOLSAS E DESCONTOS.
Resultado:
Nome | Categoria |
Alexandre Wahrhaftig | Aluno USP |
Ana Carolina roman Rodrigues |
Aluno USP |
Eliana Parisi Alvares | Terceira Idade |
Maria aparecida Vieira dos Santos | Funcionário USP |
INVESTIMENTO
► Gratuito: Docentes e Funcionários da FFLCH.
► R$120,00: Interessados em geral.
► R$ 108,00: Graduandos e pós-graduandos da FFLCH.
► R$ 60,00: Professores Ativos da Rede Pública, maiores de 60 anos, monitores bolsistas e estagiários da FFLCH.
Detalhes
• O pagamento à vista, mediante boleto bancário impresso no ato da matrícula.
• Não haverá devolução da taxa após o início do curso.
• Os descontos serão concedidos mediante solicitação do interessado e comprovação da categoria a que pertence (holerite).
• O não pagamento do boleto implica no cancelamento da matrícula.
INSCRIÇÕES
Matrícula Presencial:
das 9:00 às 16:30 (Veja ao lado Procedimentos Matrícula Presencial )
Desistência:
O aluno desistente deverá comparecer à Secretaria ou ligar no telefone 3091-4645, no prazo de 2 dias antes do início do curso. Assim, caso haja Lista de Espera, poderemos preencher as vagas.