Programa com sugestão de bibliografia.
* Observação: a bibliografia sugerida abaixo poderá sofrer alguma alteração, pois será discutida no primeiro dia de aula, para equilibrar os interesses dos alunos e o objetivo do curso.
Aula 1: 04/04/2013
Introdução: Panorama sobre os estudos de identidade
- Apresentação do curso / objetivos / conteúdo / metodologia / bibliografia / questões práticas (operacionalização e funcionamento do curso)
Leitura sugerida:
RIBEIRO, Darcy. Ensaios insólitos. Porto Alegre: L E PM Editores, 1979. (Sobre o óbvio).
Aula 2: 11/04/2013
Etnicidade e identidade étnico-racial na contemporaneidade: o vai-e-vem das categorias
Leitura sugerida:
LÉVI-STRAUSS, Claude. Raça e história. Lisboa: Editorial Presença, 2004.
HALL, Stuart – Da Diáspora. Belo Horizonte, Belo Horizonte, UFMG. 2003; (Parte 3.3 “Que “negro” é esse da cultura negra?”, p 335-352)
Aula 3: 18/04/2013
Etnicidade e identidade étnico-racial na contemporaneidade: o vai-e-vem das categorias
Leitura sugerida:
LÉVI-STRAUSS, Claude. Raça e história. Lisboa: Editorial Presença, 2004.
HALL, Stuart – Da Diáspora. Belo Horizonte, Belo Horizonte, UFMG. 2003; (Parte 3.3 “Que “negro” é esse da cultura negra?”, p 335-352)
Aula 4: 25/04/2013
“Identidade cultural” x “Cultura de identidade”
Leitura sugerida:
AGIER, Michel - “Distúrbios identitários em tempos de globalização”. In: Revista Mana, vol.7, n.2, 2001, pp. 7-33.
CARNEIRO DA CUNHA Manuela. Negros, estrangeiros: os escravos libertos e sua volta à África. Rio de Janeiro: Brasiliense, 1985.
Aula 5: 09/05/2013
“Identidade cultural” x “Cultura de identidade”
Leitura sugerida:
AGIER, Michel - “Distúrbios identitários em tempos de globalização”. In: Revista Mana, vol.7, n.2, 2001, pp. 7-33.
CARNEIRO DA CUNHA Manuela. Negros, estrangeiros: os escravos libertos e sua volta à África. Rio de Janeiro: Brasiliense, 1985.
Aula 6: 16/05/2013
Educação e “identidade negra”
Leitura sugerida:
SANTOS, Gislene Aparecida dos. A invenção do ser negro: um percurso das ideias que naturalizaram a inferioridade dos negros. São Paulo: Educ/FAPESP, 2006.
CARVALHO, José Jorge. Inclusão étnica e racial no Brasil: a questão das cotas no ensino superior.
São Paulo: Attar Editorial, 2005.
Aula 7: 23/05/2013
Políticas de reconhecimento identitário; encerramento do curso.
Leitura sugerida:
MUNANGA, Kagengele (org). Estratégias e Políticas de combate à discriminação racial. São Paulo: Estação Ciência/Edusp, 1996.
SANSONE, Lívio. Negritude sem etnicidade: o local e o global nas relações raciais e na produção cultural negra do Brasil, Salvador/Rio de Janeiro, Edufba/Pallas, 2004.
Bibliografia Complementar:
BASTIAN, J-P. 2002. Os pentecostalismos: afirmação de uma singularidade religiosa latino-americana. Estudos de Religião, ano XVIII, n° 27, jul.\dez. 2004.
BURDICK, John. Blessed Anastasia: women, race and popular Christianity in Brazil. New York, Routledge, 1998.
_____. “What is the Color of the Holy Spirit? Pentecostalism and Black Identity in Brazil”. In: Latin American Research Review, vol. 34, n. 2, 1999.
CARNEIRO DA CUNHA Manuela. Cultura com aspas. São Paulo, Cosac Naify, 2009.
COLLINS, John. ‘X Marks the future of Brazil’: racial politics, bedeviling mixtures and protestant ethics in a Brazilian cultural heritage Center. In: Andrew (ed), Off stage/On display: intimacies and ethographies in the age of public culture. Stanford Universty Press, 2004.
COSTA, Sergio. Dois Atlânticos: teoria social, anti-racismo, cosmopolitismo. Editora UFMG, 2006.
DANTAS, Beatriz Góis. Vovó Nagô e Papai Branco usos e abusos da África no Brasil. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
FONSECA, Dagoberto José. Consciência negra em cartaz: um ciclo se fecha e outro se abrirá. In: Leandro da Silva Rosa, Carlos Perrone, Dagoberto José Fonseca, Iris Di Ciommo. (Org.).
Consciência negra em cartaz. 01 ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010, v. 01, p. 60-66.
FREYRE, Gilberto. Casa grande e senzala. Rio de Janeiro: Editora Record, 2002.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: TLC, 1989.
GOMES, Nilma Lino. Educação e identidade negra. In: BRITO, Ângela M. B. B. de, SANTANA, Moisés de M. (orgs). Kulé Kulé – Educação e identidade negra. Maceió: ADUFAL, 2005, p. 8-17.
_____. A Identidade Cultural na Pos-Modernidade. Rio de Janeiro : DP&A, 2006.
HOFBAUER, Andreas - Uma história de branqueamento ou o negro em questão. São Paulo. UNESP, 2006.
MATORY, J. Lorand. “Yorubá: as rotas e as raízes da nação transatlântica, 1830-1950”. Horizontes antropológicos, v. 4, n. 9, 1998, p. 263-292. MONTENEGRO, Silvia, M. Dilemas identitários do Islam no Brasil – a comunidade muçulmana sunita do Rio de Janeiro. IFCS/UFRJ, Rio de Janeiro, 2000. Tese de doutorado em Sociologia.
MUNANGA, Kabengele. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. In: BRANDÃO, A. P. Programa de Educação sobre o negro na sociedade brasileira. Rio de Janeiro: EDUFF, 2004.
_____. Rediscutindo a Mestiçagem no Brasil: Identidade Nacional Versus Identidade Negra. Petrópolis: Ed. Vozes, 1999.
NOVAES, Silvia Caiuby. Jogo de espelhos: imagens da representação de si através dos outros. São Paulo: Edusp, 1993.
OLIVEIRA, Marco Davi de. A religião mais negra do Brasil – Por que mais de oito milhões de negros são pentecostais? São Paulo: Editora Mundo Cristão, 2004 Belo Horizonte, ORO, Ari Pedro. Neopentecostais e afro-brasileiros: quem vencerá essa guerra? Debates NER, PPGAS, Porto Alegre, I, p. 10-37, 1997 PEREIRA, Cristina Kelly da Silva. Religião e negritude: discursos e práticas no Protestantismo e nos Movimentos Pentecostais. Revista Eletrônica Correlatio n. 18 - Dezembro de 2010. Acesso em 28 de agosto de 2011.
PEREIRA, Taynar de Cássia Santos. Igreja do Rosário dos Pretos do Pelourinho: um clamor com axé! Identidade negra e inculturação afro-brasileira na Igreja do Rosário dos Pretos.
Dissertação de Mestrado. São Paulo: FFLCH/USP, 2001.
PRANDI, Reginaldo. De africano a afro-brasileiro: etnia, identidade, religião. Revista USP, São Paulo, nº 46, pp. 52-65, junho-agosto 2000.
SANCHIS, Pierre (org). Fiéis & cidadãos: percursos de sincretismo no Brasil. Rio de Janeiro, EdUERJ 2001.
_____. Inculturação? Da cultura à identidade, um itinerário político no campo religioso: o caso dos agentes de pastoral negros. In: CAROSO, Carlos; BACELAR, Jeferson (org.) Faces da tradição afro-brasileira: religiosidade, sincretismo, anti-sincretismo, reafricanização, práticas terapêuticas, etnobotãnica e comida. Rio de Janeiro/ Salvador: Pallas/CNPq, 2002.
SANTOS, André Luís. Religião e política: socialização e cultura política entre a juventude da igreja pentecostal Assembléia de Deus em Porto Alegre – RS. Porto Alegre, UFRGS, 2008.
Dissertação de mestrado.
SANTOS, Jocélio Teles. O poder da cultura e a cultura do poder: a disputa simbólica da herança cultural negra no Brasil. Salvador, EdUFBA, 2005
SCHWARCZ Lilia Moritz. O espetáculo das raças: cientistas instituições e questão racial no Brasil 1970-1930. São Paulo: Companhia das Letras 1993.
SILVA DE OLIVEIRA, Rosenilton. “Orixá: a manifestação cultural de Deus” – uma análise das liturgias católicas “inculturadas”. São Paulo, FFLCH-USP. Dissertação de Mestrado, 2011.
SILVA, Tomaz Tadeu. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos da cultura. Petrópolis: Vozes, 2003. 2 ed.
SILVA, Vagner Gonçalves. Religião e identidade cultural negra: católicos, afro-brasileiros e neopentecostais. Caderno de Campo. V. 20. N. 20. Jan-dez, 2011. P. 295-303. |