Investigando o personagem na literatura moderna e contemporânea

INFORMAÇÕES SUJEITAS A MODIFICAÇÕES

Clique nos títulos abaixo para abrir as caixas de informação:​​​​​​​

Público Alvo

Graduandos USP, professores da rede pública e privada e demais interessados nos estudos literários.

Fornecer repertório teórico e crítico para o estudo de uma categoria fundamental na análise e na intepretação literária: o personagem. Pretende-se ainda investigar diferentes formas de apresentação e configuração dos personagens em um conjunto de obras de autores da literatura moderna e contemporânea, como Woolf, Joyce, Beckett, Pirandello, Coetzee e Roth.

Assim, por meio da introdução ao estudo do personagem, busca-se ampliar o conhecimento teórico e propiciar instrumento crítico para a leitura de obras literárias.

Justificativa:

Personagem e caracterização. Personagem plano e personagem redondo. Personagem absoluto e personagem relativo. Trama, personagem e ideias. Tipologia de personagens e narração. São noções importantes, possíveis pontos de partida para a análise e interpretação literária. Mas, muitas vezes, o personagem, esse elemento fundamental de toda prosa de ficção e dramaturgia fica em segundo plano. A construção e a constituição do personagem não parecem ganhar muito destaque nas leituras de obras que consciente e sistematicamente exibem sua condição de artifício.

A análise das diversas formas de apresentação e configuração dos personagens da literatura moderna e contemporânea possibilita refletir sobre as concepções distintas acerca da noção de representação, problematizando questões de linguagem, construção da identidade e as implicações éticas na criação literária.

As aulas serão síncronas por meio da plataforma GoogleMeets. Já os materiais de estudo (textos e vídeos) serão disponibilizados pelo Google ClassRoom.

Máximo: 100.

Mínimo: 05.

Mínimo de 75% frequência obrigatório. Os certificados serão enviados por e-mail quando os ministrantes disponibilizarem a lista de aprovados no sistema.
Profa. Dra. Cláudia Maria de Vasconcellos, da FFLCH.

Profas. Cláudia Maria de Vasconcellos e Talita Mochiute Cruz.

05/05/2021 a 09/06/2021.
Local
Curso à distância. Após a inscrição, as instruções serão enviadas por e-mail aos alunos matriculados pelo ministrante.

Quarta-feira, das 19:30 às 21:30.

23/04/2021 (09:00) a 27/04/2021 (23:59).

► Inscrição On-line pelo  Sistema Apolo.

► As matrículas serão realizadas por meio de sorteio.

► Os alunos receberão automaticamente pelo sistema o resultado do sorteio (sorteado ou não).

► Os sorteados estarão diretamente matriculados, não sendo preciso entrar em contato para confirmação. É só aguardar o contato dos ministrantes por e-mail.

► As inscrições para o sorteio acontecerão diretamente no Sistema Apolo, e o sorteio será realizado no dia seguinte às inscrições, dia 29/04/2021​​​​​​​​​​​​​​.

O aluno desistente deverá escrever à Secretaria (agenda@usp.br)

Atenção:

• A matrícula é realizada pela parte "Pública" do sistema. NÃO É PRECISO LOGAR.
  • O curso aparecerá no Sistema Apolo somente na data de matrícula indicada.
  • Após a confirmação de matrícula pelo sistema, não é preciso entrar em contato com a secretaria ou enviar documentos adicionais.
  • Qualquer pessoa pode fazer a matrícula, aluno da USP ou não.
  • O Sistema Apolo é gerenciado pela Reitoria. Não temos como dar suporte técnico a eventuais problemas de acesso ao sistema.
  • Após a matrícula, os ministrantes entrarão em contato por e-mail com os alunos matriculados.