Atelier: compreensão e produção oral em francês - nível 5 (on-line)

Clique nos títulos abaixo para abrir as caixas de informação.

Estudantes de francês (público interno e externo da USP).

Desenvolver habilidades comunicativas em e sobre a língua francesa, que possibilitem a aquisição de estruturas linguísticas, discursivas e do léxico utilizados em situações comunicativas variadas. Dando ênfase, sobretudo, à produção e compreensão oral a partir de gêneros multimodais.

Para o desenvolvimento das habilidades comunicativas orais, trabalharemos:
  • Estratégias de aprendizado de uma língua estrangeira;
  • Estratégias de compreensão e produção oral;
  • Revisão de aspectos linguísticos em função das dificuldades dos alunos, como: passé composé, imparfait, plus-que-parfait, futur simple, présent, sistema de pronomes;
  • Prática da fonética e pronúncia em francês.

Bibliografia Geral :
​​​​​​​AVANZI, Audrey et al. Entre nous 3 – B2. Paris : Editions Maison des Langues, 2016.
ABRY, Dominique ; CHALARON, Marie-Laure. Grammaire des premiers temps A2-B1. Presses Universitaires de Grenoble, 2003.
BENAMAR, R. Stratégies d’aide à la production orale en FLE. Synergies, Algérie, nº8, 5-63, 2009.
CHAHI, Fatiha et al. Entre nous 2 – A2. Paris : Editions Maison des Langues, 2015.
DENIYER, Monique. Version Originale 2 – A2. Paris : Editions Maison des Langues, 2010.
GLOANEC, Audrey. Défi 3 – B1. Paris : Editions Maison des Langues, 2018.
GLOANEC, Audrey. Défi 3 – B2. Paris : Editions Maison des Langues, 2018.
MIQUEL, Claire. Grammaire en dialogues – Niveau Intermédiaire. Clé International, 2007.
PACTHOD, A. ROUX, Pierre-Yves. 80 fiches pour la production orale en fle. Paris : Didier, 1999, 95p.

Máximo de 20 inscritos.
Mínimo de 8 inscritos.

75% de frequência obrigatória e nota 7 como média final. Os certificados serão enviados por e-mail quando os ministrantes disponibilizarem a lista de aprovados no sistema.
Profa. Dra. Eliane Gouvêa Lousada, da FFLCH/USP.
  • Aline Duque Diaz
  • ​​​​​​​Aline Hitomi Sumiya
  • Débora Barbosa da Silva
Departamento de Letras Modernas, da FFLCH/USP.
24/08/2021 a 21/12/2021
O curso será on-line. As ministrantes entrarão em contato por e-mail.

Turmas

Dias e Horários

Professoras

Terça-feira

(14:00 às 17:00)

•  Aline Duque Diaz
  • ​​​​​​​Aline Sumiya
  • Débora Barbosa da Silva

Público Alvo para Sorteio
Comunidade USP e 3ª idade. Sendo: 1 discente USP e 1 para 3ª idade.

► O sorteio será realizado entre os alunos sorteados, respeitando a definição do público acima especificado.

► Caso não haja entre os matriculados pessoas com os vínculos estipulados, as bolsas serão sorteadas entre todos os alunos.

►​​​​​​​ Os alunos sorteados pela isenção terão seus nomes publicados aqui abaixo e não receberão boletos.

​​​​​​​► Os sorteados com as bolsas terão seus nomes publicados neste espaço entre os dias 20/08/2021 a 23/08/2021

RESULTADO:

Discente USP: Antonio Marcos Domingues de Oliveira

3ª idade: Elvira de Campos Liberatori

► Gratuito: Docentes e Funcionários da FFLCH; monitores atuais do Francês do Italiano no Campus.
► R$ 980,00 ou 2x 490,00: Interessados em geral.
► R$ 882,00 ou 2x 441,00: Graduandos e pós-graduandos da FFLCH.
 R$ 490,00 ou 2x 245,00: Graduandos em Francês da FFLCH (trazer comprovante do Sistema Júpiter), profs. ativos da Rede Pública (trazer comprovante), maiores de 60 anos, monitores bolsistas e estagiários da FFLCH com vínculos nos Sistemas USP.

• Pagamento à vista ou em duas parcelas: ato e 30 dias.
  • O pagamento será mediante boleto bancário impresso no ato da matrícula.
  • Não haverá devolução da taxa após o início do curso.
  • Os descontos serão concedidos mediante solicitação do interessado e comprovação da categoria a que pertence (apresentação da carteirinha USP ou holerite).
  • O não pagamento do boleto implica no cancelamento da matrícula.

► Entrar em contato com o Serviço de Cultura e Extensão através do e-mail: agenda@usp.br​​​​​​​