Introdução à língua francesa e à cultura francófona - nível 3 (on-line)

Clique nos títulos abaixo para abrir as caixas de informação.

O curso pode ser de grande valia para um público diverso, que abrange desde os graduandos em Letras-francês, graduandos de outras áreas, até pessoas que não têm contato com o mundo acadêmico mas desejam estudar francês

Pré-Requisito

Ter cursado "Introdução à língua francesa e à língua francófona 1" ; DELF A1; Graduação em Francês: comprovar ter cursado Francês 1; teste de nível a ser aplicado pela coordenação em data a ser determinada

Desenvolver habilidades comunicativas iniciais em e sobre a Língua Francesa, que possibilitem a aquisição de estruturas linguísticas, discursivas e do léxico utilizados em situações comunicativas cotidianas, permitindo a comunicação oral e escrita. Sensibilizar para os elementos de cultura dos países de expressão francesa.

Comunicação: Exprimir emoções e sensações; compreender um menu e dar sua opinião; fazer comparações práticas; falar de uma evolução no tempo (entre ontem e hoje); Fazer uma apreciação positiva e/ou negativa; caracterizar um restaurante e fazer um pedido; fazer compras; caracterizar uma pessoa ou uma coisa; aconselhar um filme ou um espetáculo; organizar uma saída.

Vocabulário: Vocabulário das emoções e das sensações; alimentação; ingredientes de um menu; compras; vocabulário da gastronomia; roupas e acessórios; estrutura para fazer apreciações positivas ou negativas; adjetivos; vocabulário para fazer pedidos no restaurante; comprar/alugar roupas; palavras ligadas às refeições; filmes e espetáculos; palavras ligadas à eventos festivos (festas, aniversários e outras comemorações).

Gramática: Artigos indefinidos e partitivos; expressar quantidades precisas; o pronome “en”; estruturas para comparar; l’imparfait; algumas marcas temporais do passado; estruturas para compreender e receber um cliente; verbo “payer” no presente do indicativo; verbos “pronominaux réciproques”; “’imparfait, le passé composé et le présent” para evocar mudanças; estruturas para fazer um pedido no restaurante; pronomes pessoais COD (le, la, les); pronomes relativos “qui” e “que” ; “chez/avec/pour + pronom tonique”; estruturas para especificar uma opinião; estruturas para dar conselhos; pronomes pessoais COI (lui, leur).

Elementos de fonética: Serão trabalhados alguns sons específicos do francês de acordo com sua aparição nas lições. Os exercícios de fonética farão parte de cada aula.

Obs.: Serão estudados e praticados os elementos lexicais, fonéticos, fonológicos, morfossintáticos e semânticos necessários à expressão oral e escrita que será desenvolvida no curso.

Bibliografia Geral:
​​​​​​​CHAMBERLAIN, A. STEELE, R. Guide pratique de la communication. Paris, Didier, 1998.
LAROUSSE. Dicionário Larousse Francês-Português/ Português-Francês. Larousse Brasil, 2009.
GARCIA, F. En avant la grammaire! Débutant. Cahier d’activités de grammaire en situation. 2ª ed. Montréal, Marcel Didier, 2006.
GREGOIRE, M. et al. Grammaire progressive du français - niveau débutant. Paris, CLE, 2002.
______. Grammaire progressive du français - Corrigés - niveau débutant. Paris, CLE, 2002.
HIRSCHPRUNG, N.; TRICOT, T. Cosmopolite 1. Niveau A1. Paris: Hachette, 2017.
REY-DEBOVE, J. et al. Le petit Robert. Paris, Dictionnaires Le Robert, 1999.

Máximo de 20 inscritos.
Mínimo de 8 inscritos.

75% de frequência obrigatório e nota 7. Os certificados serão enviados por e-mail quando os ministrantes disponibilizarem a lista de aprovados no sistema.
Profa. Dra. Eliane Gouvêa Lousada, da FFLCH/USP.
Departamento de Letras Modernas, da FFLCH/USP.
25/08/2021 a 08/12/2021
O curso será on-line. Os ministrantes entrarão em contato por e-mail.

Turmas

Dias e Horários

Professora

Quarta-feira

(14:00 às 17:00)

Felipe Bernardo dos Santos

Público Alvo para Sorteio
Comunidade USP e 3ª idade. Sendo: 1 discente USP e 1 para 3ª idade.

► O sorteio será realizado entre os alunos sorteados, respeitando a definição do público acima especificado.

► Caso não haja entre os matriculados pessoas com os vínculos estipulados, as bolsas serão sorteadas entre todos os alunos.

►​​​​​​​ Os alunos sorteados pela isenção terão seus nomes publicados aqui abaixo e não receberão boletos.

​​​​​​​► Os sorteados com as bolsas terão seus nomes publicados neste espaço entre os dias 20/08/2021 a 23/08/2021

RESULTADO:

Discente USP: Gabriel Apostolico Carra

3ª idade: Ana Natalina Benedetti

► Gratuito: Docentes e Funcionários da FFLCH; monitores atuais do Francês do Italiano no Campus.
► R$ 980,00 ou 2x 490,00: Interessados em geral.
► R$ 882,00 ou 2x 441,00: Graduandos e pós-graduandos da FFLCH.
 R$ 490,00 ou 2x 245,00: Graduandos em Francês da FFLCH (trazer comprovante do Sistema Júpiter), profs. ativos da Rede Pública (trazer comprovante), maiores de 60 anos, monitores bolsistas e estagiários da FFLCH com vínculos nos Sistemas USP.

• Pagamento à vista ou em duas parcelas: ato e 30 dias.
  • O pagamento será mediante boleto bancário impresso no ato da matrícula.
  • Não haverá devolução da taxa após o início do curso.
  • Os descontos serão concedidos mediante solicitação do interessado e comprovação da categoria a que pertence (apresentação da carteirinha USP ou holerite).
  • O não pagamento do boleto implica no cancelamento da matrícula.

► Entrar em contato com o Serviço de Cultura e Extensão através do e-mail: agenda@usp.br​​​​​​​​​​​​​​