Formação crítica de professores de língua japonesa das redes públicas de Educação Básica: novos desafios glotopolíticos e metodológicos das atividades de ensino na área de Linguagens e suas Tecnologias (on-line)

INFORMAÇÕES SUJEITAS A MODIFICAÇÕES

Clique nos títulos abaixo para abrir as caixas de informação:​​​​​​​

Atualização
Público Alvo

Professores de Centros de Línguas do Estado de São Paulo, Paraná e Distrito Federal; professores da rede pública que ofertam japonês como disciplinas eletivas nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Pré-Requisito

Graduação em Nível Superior.

Como Objetivo geral, busca-se refletir sobre as questões didático-metodológicas relacionadas ao ensino-aprendizagem de língua japonesa nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio nas escolas públicas estaduais, contribuindo com a formação de professores de língua japonesa na perspectiva crítico-reflexiva de sua prática profissional. Para tanto, através dos encontros, promover-se-á discussões sobre o desenvolvimento de habilidades e competências gerais e especificas da área de Linguagens da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na elaboração de atividades sociais no ensino de japonês através de gêneros.

Objetivos específicos
1) Refletir sobre a importância do ensino de japonês nas escolas públicas estaduais e a posição e tratamento dado ao idioma nos currículos estaduais;
2) Refletir criticamente sobre os materiais didáticos e a adequação desses face às novas normativas educacionais atuais;
3) Discutir a utilização de diversos gêneros de recursos didáticos (jogos, práticas teatrais, atividades lúdicas etc.) na sala de aula de língua japonesa na Educação Básica;
4) Refletir sobre estratégias de ensino e aprendizagem para trabalhar o oral em sala de aula levando em consideração à perspectiva dos multiletramentos;
5) Elaborar atividades com diferentes suportes para trabalhar as competências orais em língua japonesa: elaboração e adaptação de materiais nacionais e importados;
6) Refletir sobre as diferentes formas de avaliação do oral.

Máximo: 25.

Mínimo: 5.

Mínimo de 75% de frequência e elaboração e apresentação de plano de aula no final do curso com tópicos sorteados pelos ministrantes.
Os certificados serão enviados por e-mail quando os ministrantes disponibilizarem a lista de aprovados no sistema.
Profa. Dra. Mona Mohamad Hawi, da FFLCH.

Otávio de Oliveira Silva

Simone Fernandes Felippe Nagumo

06/10/2021 a 08/12/2021.
Local
Curso à distância. Após a inscrição, as instruções serão enviadas por e-mail aos alunos matriculados pelo ministrante.
Quarta-feira 19:00 às 22:00

08/09/2021 a 17/09/2021 - Envio dos documentos.

Procedimento de matrícula:

- 08/09/2021 a 17/09/2021 período de envio de documentos:

1. currículo

​​​​​​​2. carta de intenção

3. diploma ou certificado de Ensino Superio

4. ficha de cadastro preenchida (clique aqui)

Todos os documentos deverão ser encaminhados para os seguintes emails: Otávio - otaviosilva@usp.br / com cópia para Simone - siffelippe@hotmail.com

- 20/09/2021 a 23/09/2021: período de análise dos documentos enviados e seleção dos alunos por parte dos ministrantes.

- 24/09/2021: contato com os alunos selecionados para o curso.

Atenção:

O aluno desistente deverá escrever à Secretaria (agenda@usp.br)