Curso introdutório de francês: comunicação e cultura (on-line)

Clique nos títulos abaixo para abrir as caixas de informação.

Alunos de nível iniciante de francês.

Em um mundo cada vez mais conectado, muitos jovens que já possuem conhecimento de inglês, têm mostrado interesse em outras línguas, dentre as quais o francês. O curso Curso introdutório de francês: comunicação e cultura tem como objetivo familiarizar a aluno com os aspectos culturais do francês e habilitá-lo a se expressar em situações básicas de comunicação, com ênfase na produção oral e na compreensão auditiva (tarefas de produção e percepção). Por meio da exposição a diferentes formas de pensar o mundo e nele agir, o curso pretende, além de contribuir para a aprendizagem da língua francesa e da cultura francófona, estimular o pensamento crítico, bem como contribuir para o processo de internacionalização do campus.

Para o desenvolvimento das habilidades comunicativas, serão abordadas atividades de compreensão e produção relacionadas as seguintes funções:

• apresentar-se;
  • falar sobre hábitos, gostos e preferências;
  • falar sobre nacionalidades e profissões;
  • pedir e fornecer informações;
  • descrever (pessoas e eventos);
  • falar sobre planos;
  • dar opinião.

BIBLIOGRAFIA GERAL

CREPIER, G.; MASSE, O.; ROUSSE, J-F. Interactions 1 méthode de français – A1.1. CLE International, 2017.

GRAND – CLEMENT, O. Grammaire en dialogues – A1. CLE International, 2016.

HIRSCHSPRUNG, N.; TRICOT, T. Cosmopolite – A1. Hachette Français Langage Etrangère, 2020.

SIREJOLS, E. Vocabulaire en dialogues – A1-A2. CLE International, 2016.

Máximo de 20 inscritos.
Mínimo de 6 inscritos.

75% de frequência obrigatória e nota 7 como média final. Os certificados serão enviados por e-mail quando os ministrantes disponibilizarem a lista de aprovados no sistema.
Profa. Dra. Eliane Gouvêa Lousada, da FFLCH/USP.

Sergio Augusto Mauad

Departamento de Letras Modernas, da FFLCH/USP.
01/12/2021 a 22/12/2021
O curso será on-line. O ministrante entrará em contato com os alunos inscritos através do e-mail cadastrado para maiores informações.

Turmas

Dias e Horários

Professora

Quarta-feira e Sexta-feira

(15:00 às 17:00)

Sergio Augusto Mauad

Público Alvo para Sorteio

► O sorteio será realizado entre os alunos sorteados, respeitando a definição do público acima especificado.

► Caso não haja entre os matriculados pessoas com os vínculos estipulados, as bolsas serão sorteadas entre todos os alunos.

► Os alunos sorteados pela isenção terão seus nomes publicados aqui abaixo e não receberão boletos.

► Os sorteados com as bolsas terão seus nomes publicados neste espaço no dia 01/12/2021

RESULTADO:

Magali Lemes do Sacramento e Juliana Sanches Nakaya

► Gratuito: Docentes e Funcionários da FFLCH;
► R$ 60,00 : Interessados em geral.

• Pagamento à vista.
  • O pagamento será mediante boleto bancário.
  • Não haverá devolução da taxa após o início do curso.
  • Os descontos serão concedidos mediante solicitação do interessado e comprovação da categoria a que pertence (apresentação da carteirinha USP ou holerite).
  • O não pagamento do boleto implica no cancelamento da matrícula.
  • Os boletos do curso serão encaminhados por e-mail aos alunos matriculados entre os dias 01/12 e 06/12.
  • A taxa de R$60,00 é única para todos os interessados.
24/11/2021 (09:00) a 29/11/2021 (23:59)

► Matrícula On-line pelo  Sistema Apolo.

► Os boletos serão enviados por e-mail.

► Sorteio das vagas: 30/11/2021.

► Para o público que há desconto, enviar os comprovantes até dia 29/11/2021 para agenda@usp.br

► Quem não enviar o comprovante até essa data receberá o boleto com o valor completo.

Atenção:

• A matrícula é realizada pela parte "Pública" do sistema. NÃO É PRECISO LOGAR.
  • O curso aparecerá no Sistema Apolo somente na data de matrícula indicada.
  • Após a confirmação de matrícula pelo sistema, não é preciso entrar em contato com a secretaria ou enviar documentos adicionais.
  • As vagas são limitadas.
  • Qualquer pessoa pode fazer a matrícula, aluno da USP ou não.
  • O Sistema Apolo é gerenciado pela Reitoria. Não temos como dar suporte técnico a eventuais problemas de acesso ao sistema.
  • Para este evento NÃO HAVERÁ listas de espera ou matrículas posteriores.
  • Recomendamos que o aluno não faça matrícula sem a certeza de que irá cursar as aulas. Não tire a oportunidade de outro interessado.
  • Após a matrícula, os ministrantes entrarão em contato por e-mail com os alunos matriculados.