Club de lecture 12: Littérature, cinéma et d'autres arts (on-line)

Clique nos títulos abaixo para abrir as caixas de informação.

Público Alvo

Alunos interessados pela cultura e literatura francofonas e pela língua francesa. Alunos que já cursaram o Club de Lecture 11, além de interessados em geral que possuam os seguintes requisitos: DELF A2, N4 - cursos extracurriculares, N3 graduação.

O curso objetiva ler com os alunos excertos literários e discutir sobre a ligaçao deles com outras artes, bem como suscitar temas para discussões sobre a leitura desses textos e suas relações com os filmes e outras obras de arte. Ele visa também a motivar a expressão oral e escrita em francês dos alunos.

Objectifs :

Le cours a pour objectif de :

Lire avec les élèves des extraits littéraires et discuter leur relation avec d’autres arts.
Sélectionner des thèmes pour les discussions sur la lecture de ces textes et leur relation avec des films et d’autres expressions d’art.
Stimuler l’expression orale et écrite en français.

Ce cours sera donné en français et aura comme objectif de travailler la compréhension orale et écrite et la production orale et écrite en langue française. Nous allons aborder des œuvres de la littérature canonique et/ou contemporaine, à partir de : textes littéraires, films, chansons, photographie, pièces de théâtre, entre autres.

Programme – Lundi 14h00 – 17h00

Bloc 1 : Littérature d’Outre-mer : une promenade entre la Guadeloupe et l’Haïti.

Travail à partir de l’œuvre Comment faire l’amour avec un nègre sans se fatiguer (1985), de Dany Laferrière, et de son adaptation cinématographique homonyme de 1989, réalisée par Jacques Benoît.
Travail avec l’œuvre Pluie et vent sur Télumée Miracl (1972), de Simone Schwarz-Bart.

Bloc 2 : Littérature de l’Hexagone : la France autrement.

Travail à partir des œuvres En finir avec Eddy Bellegueule (2014) et Qui a tué mon père (2018), d’Édouard Louis.

Bloc 3 : Un regard sur l’indifférence.

Travail à partir de l’œuvre L’étranger (1942), d’Albert Camus.

Évaluation :
🡪 Production orale : Présentation qui établit une relation entre des œuvres (film, peinture, sculpture, pièce de théâtre, exposition, musique, cuisine). (Présentation de 10 minutes).
🡪 Production écrite : Création d’une critique ou d’un texte littéraire.

Máximo de 20 inscritos.
Mínimo de 8 inscritos.

75% de frequência obrigatória e nota 7 como média final. Os certificados serão enviados por e-mail quando os ministrantes disponibilizarem a lista de aprovados no sistema.
Profa. Dra. Eliane Gouvêa Lousada, da FFLCH/USP.
  • Flávia Herédia Miotto
  • Henrique Provinzano Amaral
  • Maria Beatriz Zacharias Thibes
  • Roberto Gerbi
Departamento de Letras Modernas, da FFLCH/USP.
21/03/2022 a 04/07/2022
O curso será on-line. Os ministrantes entrarão em contato por e-mail.

Turmas

Dias e Horários

Segunda-feira

(14:00 às 17:00)

• Flávia Herédia Miotto
  • Henrique Provinzano Amaral
  • Maria Beatriz Zacharias Thibes
  • Roberto Gerbi
Público Alvo para Sorteio
Comunidade USP e 3ª idade. Sendo: 1 discente USP e 1 para 3ª idade.

► O sorteio será realizado entre os alunos sorteados para matrícula, respeitando a definição do público acima especificado.

► Caso não haja entre os matriculados pessoas com os vínculos estipulados, as bolsas serão sorteadas entre todos os alunos.

► Os alunos sorteados pela isenção terão seus nomes publicados aqui abaixo e não receberão boletos.

► Os sorteados com as bolsas terão seus nomes publicados neste espaço até o dia 18/03/2022

RESULTADO:

3ª idade:

Maria da Ascencao Malta Petrozziello

Rita Helena Zoega

*Não houve discentes USP sorteados para as vagas. As bolsas foram remanejadas conforme a demanda dos incritos.

► Gratuito: Docentes e Funcionários da FFLCH;
► R$ 1080,00 ou 2x 540,00: Interessados em geral.
► R$ 972,00 ou 2x 486,00: Graduandos e pós-graduandos da FFLCH.
 R$ 540,00 ou 2x 270,00: Graduandos em Francês da FFLCH (trazer comprovante do Sistema Júpiter), profs. ativos da Rede Pública (trazer comprovante), maiores de 60 anos, monitores bolsistas e estagiários da FFLCH com vínculos nos Sistemas USP.

• Pagamento à vista ou em duas parcelas: ato e 30 dias.
  • O pagamento será mediante boleto bancário impresso no ato da matrícula.
  • Não haverá devolução da taxa após o início do curso.
  • Os descontos serão concedidos mediante solicitação do interessado e comprovação da categoria a que pertence (apresentação da carteirinha USP ou holerite).
  • O não pagamento do boleto implica no cancelamento da matrícula.
08/03/2022 (00:00) a 15/03/2022 (23:59)

► Matrícula On-line pelo  Sistema Apolo.

► Os boletos serão enviados por e-mail.

► Para o público que há desconto, enviar os comprovantes até dia 20/03/2022 para agenda@usp.br

► Quem não enviar o comprovante até essa data receberá o boleto com o valor completo.

Atenção:

• A matrícula é realizada pela parte "Pública" do sistema. NÃO É PRECISO LOGAR.
  • O curso aparecerá no Sistema Apolo somente na data de matrícula indicada.
  • Após a confirmação de matrícula pelo sistema, não é preciso entrar em contato com a secretaria ou enviar documentos adicionais.
  • As vagas são limitadas.
  • Qualquer pessoa pode fazer a matrícula, aluno da USP ou não.
  • O Sistema Apolo é gerenciado pela Reitoria. Não temos como dar suporte técnico a eventuais problemas de acesso ao sistema.
  • Para este evento NÃO HAVERÁ listas de espera ou matrículas posteriores.
  • Recomendamos que o aluno não faça matrícula sem a certeza de que irá cursar as aulas. Não tire a oportunidade de outro interessado.
  • Após a matrícula, os ministrantes entrarão em contato por e-mail com os alunos matriculados.