Brasil 200 anos - para onde vamos?

INFORMAÇÕES SUJEITAS A MODIFICAÇÕES

Clique nos títulos abaixo para abrir as caixas de informação:

CURSO PRESENCIAL

Público Alvo

Comunidade USP e público em geral.

O curso tem o objetivo de debater e realizar um balanço histórico, sob diferentes pontos de vista e áreas de reflexão, do significado dos 200 anos de existência do estado brasileiro; das várias tentativas frustradas de construção de uma nação capaz de expressar a soberania nacional e as diferentes manifestações sociais, culturais, políticas e econômicas que compõem a diversidade dos grupos sociais excluídos e majoritários presentes na atual população brasileira.

Para além da reflexão desse passado de 200 anos, o curso tem como objetivo pensar as perspectivas que se projetam atualmente para o futuro da nação brasileira.

Máximo: 100.

Mínimo: 10.

Mínimo de 75% frequência obrigatório. Os certificados serão enviados por e-mail quando os ministrantes disponibilizarem a lista de aprovados no sistema.
Prof. Dr. Everaldo de Oliveira Andrade, da FFLCH.

Antonio Ribeiro de Almeida Junior

Carlos Alberto Ferreira Martins

Cynthia Soares Carneiro

Everaldo de Oliveira Andrade

Fabio Betioli Contel

Iris Kantor

Jean Pierre Chauvin

João Paulo Garrido Pimenta

Lincoln Ferreira Secco

Márcia Regina Barros da Silva

Eduardo Silveira Netto Nunes

Roberto Vital Anau

Vitor Eduardo Schincariol

12/05/2022 a 10/06/2022.
Local
Auditório Milton Santos (prédio da História/Geografia da FFLCH-USP, térreo), Cidade Universitária, Butantã, São Paulo.
Quarta-feira 10:00 às 12:30
Quinta-feira 10:00 às 12:30
Sexta-feira 10:00 às 12:30

02/05/2022 (09:00) a 08/05/2022 (23:59).

► Inscrição On-line pelo  Sistema Apolo.

► As matrículas serão realizadas por meio de sorteio.

► Os alunos receberão automaticamente pelo sistema o resultado do sorteio (sorteado ou não).

► Os sorteados estarão diretamente matriculados, não sendo preciso entrar em contato para confirmação. É só aguardar o contato dos ministrantes por e-mail.

► As inscrições para o sorteio acontecerão diretamente no Sistema Apolo, e o sorteio será realizado no dia seguinte às inscrições, dia 09/05/2022.

O aluno desistente deverá escrever à Secretaria (agenda@usp.br)

Atenção:

• A INSCRIÇÃO é realizada pela parte "pública" do Sistema Apolo. NÃO É PRECISO LOGAR.
  • Qualquer pessoa pode fazer a matrícula, aluno da USP ou não.
  • O curso aparecerá no Sistema Apolo somente na data de inscrição indicada para cada curso.
  • Não é por ordem de chegada.
  • As vagas são limitadas.
  • O Sistema Apolo é gerenciado pela Reitoria. Não temos como dar suporte técnico a eventuais problemas de acesso ao sistema. O suporte é: apolo@usp.br
  • Para este evento NÃO HAVERÁ listas de espera ou matrículas posteriores.
  • Recomendamos que o aluno não faça matrícula sem a certeza de que irá cursar as aulas.
  • Não tire a oportunidade de outro interessado!
  • Todos os aprovados (75% de frequência mínima) terão certificados.
  • Recomendamos a inscrição em computadores. Alguns dispositivos de celulares ou navegadores de internet não conseguem completar a inscrição no Sistema Apolo.