Introdução à análise multimodal de videogames

ATENÇÃO

INFORMAÇÕES SUJEITAS A MODIFICAÇÕES

Clique nos títulos abaixo para abrir as caixas de informação:

Natureza do curso
Difusão
Público Alvo

Interessados em geral.

Objetivo

Apresentar os videogames como objeto de investigação científica, discutindo possibilidades de análise de seus potenciais de significação lúdicos e multimodais à luz da Semiótica Social (VAN LEEUWEN, 2005) e do campo dos Estudos dos jogos (SALEN; ZIMMERMAN, 2012 [2004]).

Os videogames são uma mídia relativamente recente, com pouco mais de 60 anos, e, no âmbito acadêmico, pode-se remeter os estudos de jogos à segunda metade da década de 1990. Nestes quase 30 anos, os videogames vêm se tornando cada vez mais um objeto de estudo multidisciplinar, especialmente de maneira aplicada, como na educação e na saúde. No Brasil, ainda se observa uma reduzida teorização e reflexão sobre tal objeto na área de Letras, mesmo em campos nos quais os jogos se constituem como fenômeno de claro interesse, como é o caso das distintas vertentes de semiótica. Neste sentido, este curso visa apresentar possibilidades de tratamento científico dos videogames com base nos estudos da linguagem, somados aos estudos ludológicos. Portanto, volta-se a um público que preferencialmente já tenha tido algum contato com as teorias linguísticas e/ou com a Semiótica Social. Desse modo, o curso estrutura-se de maneira a introduzir os participantes a alguns pressupostos e discussões dos Estudos dos Jogos, para, na sequência, a partir de uma abordagem eminentemente sociossemiótica, discutir formas de se analisarem os jogos, textos multimodais por excelência. Ao fazer isso, o curso mostrará como são organizadas as modalidades semióticas (visual, sonora, verbal) nos jogos e como elas interagem na construção de significados. Das ferramentas didáticas, o curso será majoritariamente expositivo, valendo-se de apresentações powerpoint para as explicações, em especial pela presença necessária de imagens, sons e linguagem verbal. No quarto encontro, valer-se-á, também, das contribuições dos participantes para discussão de problemáticas e exemplos por eles trazidos. Para realização dos encontros, utilizar-se-á a plataforma Google Meet.

Programa
Carga horária
8.00h
Vagas

Máximo: 70.

Mínimo: 05.

Certificado/Critério de Aprovação
Mínimo de 75% frequência obrigatório. Os certificados serão enviados por e-mail quando os ministrantes disponibilizarem a lista de aprovados no sistema.
Coordenação
Prof. Dr. Paulo Segundo, da FFLCH.
Ministrante(s)

André de Oliveira Matumoto

Promoção
Comissão de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH.
Período de Realização
01/08/2022 a 12/08/2022.
Local
Curso à distância. Após a inscrição, as instruções serão enviadas por e-mail aos alunos matriculados pelo ministrante.
Detalhes
Segunda-feira 14:00 às 16:00
Sexta-feira 14:00 às 16:00
Valor

Gratuito.

Período de Inscrição
18/07/2022 (09:00) a 19/07/2022 (23:59).
Detalhes

► Inscrição On-line pelo  Sistema Apolo.

► As matrículas serão realizadas por meio de sorteio.

► Os alunos receberão automaticamente pelo sistema o resultado do sorteio.

► Os sorteados estarão diretamente matriculados, não sendo preciso entrar em contato para confirmação. É só aguardar o contato dos ministrantes por e-mail.

► As inscrições para o sorteio acontecerão diretamente no Sistema Apolo, e o sorteio será realizado no dia seguinte às inscrições, dia 20/07/2022.

Desistência: 

O aluno desistente deverá escrever à Secretaria (agenda@usp.br)

Atenção:

  • A INSCRIÇÃO é realizada pela parte "pública" do Sistema Apolo. NÃO É PRECISO LOGAR.
  • Qualquer pessoa pode fazer a matrícula, aluno da USP ou não.
  • O curso aparecerá no Sistema Apolo somente na data de inscrição indicada para cada curso.
  • Não é por ordem de chegada. 
  • As vagas são limitadas.
  • O Sistema Apolo é gerenciado pela Reitoria. Não temos como dar suporte técnico a eventuais problemas de acesso ao sistema. O suporte é: apolo@usp.br
  • Para este evento NÃO HAVERÁ listas de espera ou matrículas posteriores. 
  • Recomendamos que o aluno não faça matrícula sem a certeza de que irá cursar as aulas.
  • Não tire a oportunidade de outro interessado! 
  • Todos os aprovados (75% de frequência mínima) terão certificados.
  • Recomendamos a inscrição em computadores. Alguns dispositivos de celulares ou navegadores de internet não conseguem completar a inscrição no Sistema Apolo.