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DADOS DO CURSO
Interessados em geral.
O curso tem como fundamentação, a importância atual dos videogames como fenômeno cultural e social na sociedade contemporânea. Os videogames aliam experiências imersivas de entretenimento, assim como se tornaram espaços virtuais que refletem e influenciam dinâmicas sociais, identidades, representações e interações humanas. A Sociologia, acompanhada de suas áreas correlatas das humanidades, possui ferramentas teóricas e conceituais que permitem analisar e compreender a complexidade desses fenômenos e suas implicações sociais, políticas e econômicas. A análise sociológica dos videogames nos permite compreender as comunidades virtuais formadas em torno dos jogos, suas normas, práticas e a construção de identidades nesses espaços. Além disso, a abordagem sociológica revela questões de representação, diversidade, desigualdades sociais e gênero presentes nos jogos digitais, fornecendo uma base crítica para refletir sobre as relações de poder e as possibilidades de transformação social. É essencial promover a reflexão e o debate sobre os videogames a partir de uma perspectiva sociológica, pois isso contribui para a formação de uma visão crítica e analítica dos jogos digitais, tanto para os jogadores e jogadoras como para os desenvolvedores.
As aulas serão ministradas pelo Google Meet.
Máximo: 50.
Mínimo: 10.
Prof. Marcus Vinicius Santos Repa
PERÍODO(S), HORÁRIO(S) E LOCAL DO CURSO/EVENTO
Terça-feira | 19:30 às 22:30 |
Quarta-feira | 19:30 às 22:30 |
Quinta-feira | 19:30 às 22:30 |
INVESTIMENTO
Gratuito.
INSCRIÇÕES
► Inscrição On-line pelo Sistema Apolo.
► As matrículas serão realizadas por meio de sorteio.
► O resultado do sorteio será informado automaticamente pelo sistema.
► Quem for sorteado estará diretamente matriculado, não sendo preciso entrar em contato para confirmação. É só aguardar o contato dos ministrantes por e-mail.
► As inscrições para o sorteio acontecerão diretamente no Sistema Apolo, e o sorteio será realizado no dia seguinte às inscrições, dia 26/07/2023.
Desistência:
O aluno desistente deverá escrever à Secretaria (agenda@usp.br)
Atenção:
- A INSCRIÇÃO é realizada pela parte "pública" do Sistema Apolo. NÃO É PRECISO LOGAR.
- Qualquer pessoa pode fazer a matrícula, aluno da USP ou não.
- O curso aparecerá no Sistema Apolo somente na data de inscrição indicada para cada curso.
- Não é por ordem de chegada.
- As vagas são limitadas.
- O Sistema Apolo é gerenciado pela Reitoria. Não temos como dar suporte técnico a eventuais problemas de acesso ao sistema. O suporte é: apolo@usp.br
- Para este evento NÃO HAVERÁ listas de espera ou matrículas posteriores.
- Recomendamos que o aluno não faça matrícula sem a certeza de que irá cursar as aulas.
- Não tire a oportunidade de outro interessado!
- Todos os aprovados (75% de frequência mínima) terão certificados.
- Recomendamos a inscrição em computadores. Alguns dispositivos de celulares ou navegadores de internet não conseguem completar a inscrição no Sistema Apolo.