Semiótica, Estudios Culturales

Clique nos títulos abaixo para abrir as caixas de informação.

O curso será ministrado em espanhol.

Público Alvo

Estudantes de graduação, pós-graduação, professores, funcionários e interessados em geral.

El objetivo del curso es explorar la relación entre Semiótica y Estudios Culturales desde un punto de vista epistemológico, conceptual y metodológico. Para ilustrar los puntos de convergencia y de divergencia entre ambos campos del conocimiento, me centraré en los Memory y Postmemory Studies -considerados como subcampos (Area Studies) de los Estudios Culturales-.

Mientras que los primeros están abocados al estudio de la memoria histórica vinculada con la violencia extrema ejercida por los regímenes totalitarios, los segundos tienen por objeto la transmisión generacional de esa memoria. La confrontación entre estas Area Studies y la semiótica me permitirá no solo desarrollar una reflexión de orden epistemológico, sino también sugerir, a través de ejemplos provenientes tanto de Europa como de América del Sur, los principales ejes de una semiótica de la memoria y de la posmemoria en pleno desarrollo.

Máximo de 40 inscritos.
Mínimo de 5 inscritos.

75% de frequência obrigatória. Os certificados serão enviados por e-mail quando os ministrantes disponibilizarem a lista de aprovados no sistema.
Profa. Dra. Ligia Vizeu Barrozo, da FFLCH/USP.

Veronica Liliana Estay Stange

CCINT da FFLCH/USP.
04/03/2024 a 07/03/2024
CURSO PRESENCIAL na FFLCH. Local será divulgado em breve.
Segunda-feira 14:00 às 17:00
Terça-feira 14:00 às 17:00
Quarta-feira 14:00 às 17:00
Quinta-feira 14:00 às 17:00

► Gratuito

22/02/2024 (09:00) a 28/02/2024 (23:59)

► Matrícula On-line pelo  Sistema Apolo.

► As matrículas serão realizadas por meio de sorteio.

► Os alunos receberão automaticamente pelo sistema o resultado do sorteio (sorteado ou não).

► Sorteio das vagas dia 29/02/2024.

► Os sorteados estarão diretamente matriculados, não sendo preciso entrar em contato para confirmação. É só aguardar o contato dos ministrantes por e-mail.

Atenção:

• A INSCRIÇÃO é realizada pela parte "pública" do Sistema Apolo. NÃO É PRECISO LOGAR.
  • Qualquer pessoa pode fazer a matrícula, aluno da USP ou não.
  • O curso aparecerá no Sistema Apolo somente na data de inscrição indicada para cada curso.
  • Não é por ordem de chegada.
  • As vagas são limitadas.
  • O Sistema Apolo é gerenciado pela Reitoria. Não temos como dar suporte técnico a eventuais problemas de acesso ao sistema. O suporte é: apolo@usp.br
  • Para este evento NÃO HAVERÁ listas de espera ou matrículas posteriores.
  • Recomendamos que o aluno não faça matrícula sem a certeza de que irá cursar as aulas.
  • Não tire a oportunidade de outro interessado!
  • Todos os aprovados (75% de frequência mínima) terão certificados.
  • Recomendamos a inscrição em computadores. Alguns dispositivos de celulares ou navegadores de internet não conseguem completar a inscrição no Sistema Apolo. Se houver algum problema alterne dispositivos e navegadores.