INFORMAÇÕES SUJEITAS A MODIFICAÇÕES
Clique nos títulos abaixo para abrir as caixas de informação:
DADOS DO CURSO
Interessados em geral.
Analisar as diversas intenções e usos das fotografias que têm sido usadas para contar histórias comunitárias, explorar formas de autoexpressão e representação e debater direitos humanos, culturais e territoriais. Analisar e discutir a produção de fotógraf@s que trabalham com comunidades populares, tradicionais, quilombolas e indígenas, com ênfase no contexto brasileiro. Que temáticas, elementos de composição e linguagem fotográfica se destacam nesses contextos? Como são construídas as relações entre fotógraf@s e fotografad@s? Que objetivos e modos de trabalhar são pactuados? Quais são as vantagens e entraves quando a fotógraf@ é da própria comunidade? E quando é de fora? Como o resultado do trabalho é devolvido/compartilhado para/com as comunidades? Refletir sobre o fotolivro como um processo de assentamento promissor de fotografia e etnografia, de imagem e texto, com base em conceitos como "ontologia combativa" e "interação autêntica" (Archie Mafeje), "raça e representação" (bell hooks), "(foto)escrevivência" (Conceição Evaristo/Vilma NeresBispo), "rememória" (Toni Morrison), "virada testemunhal" (Márcio Selligman-Silva), "etnorretrato" (Marco Antonio Gonçalves), entre outros. Alguns dos fotógrafos analisados Adriana de Oliveira Silva (SP), Aline Motta (RJ), Ana Lira (PE), Anderson Borralho (PA), Arnon Gonçalves (PI), Ayrson Heráclito (BA), Cesar Fraga (RJ), Cíntia Mattos (PA), Cristina Leidgens (MA/Bélgica), Deana Lawon (EUA), Eliária Andrade (SP), Elza Lima (PA), Eustáquio Neves (MG), Felipe Bandeira Netto (PA), Ina Henrique Dias (SP), Ionaldo Rodrigues (PA), Lita Cerqueira (BA), Luiz Braga (PA), Mauro Pinto (Moçambique), Nego Júnior (SP), Ricardo Teles (RJ), Rodrigo Zaim (SP), Tiago Santana (BA), Walter Firmo (RJ). Alguns dos coletivos e exposições analisadas Afrotometria, Afeto e memória, Dos Brasis, Encruzilhadas da Arte Afro-brasileira, Imagens do Povo, Retratistas do Morro, Visagem/Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual e da Imagem/UFPA.
Máximo: 60
Mínimo: 05.
Adriana de Oliveira Silva
PERÍODO(S), HORÁRIO(S) E LOCAL DO CURSO/EVENTO
Segunda-feira | 15:00 às 17:00 |
Terça-feira | 15:00 às 17:00 |
Quarta-feira | 15:00 às 17:00 |
Quinta-feira | 15:00 às 17:00 |
INVESTIMENTO
Gratuito.
INSCRIÇÕES
► Inscrição On-line pelo Sistema Apolo.
► As matrículas serão realizadas por meio de sorteio.
► Os alunos receberão automaticamente pelo sistema o resultado do sorteio (sorteado ou não).
► Os sorteados estarão diretamente matriculados, não sendo preciso entrar em contato para confirmação. É só aguardar o contato dos ministrantes por e-mail.
► As inscrições para o sorteio acontecerão diretamente no Sistema Apolo, e o sorteio será realizado no dia seguinte às inscrições, dia 23/08/2024.
Desistência:
O aluno desistente deverá escrever à Secretaria (agenda@usp.br)
Atenção:
- A INSCRIÇÃO é realizada pela parte "pública" do Sistema Apolo. NÃO É PRECISO LOGAR.
- Qualquer pessoa pode fazer a matrícula, aluno da USP ou não.
- O curso aparecerá no Sistema Apolo somente na data de inscrição indicada para cada curso.
- Não é por ordem de chegada.
- As vagas são limitadas.
- O Sistema Apolo é gerenciado pela Reitoria. Não temos como dar suporte técnico a eventuais problemas de acesso ao sistema. O suporte é: apolo@usp.br
- Para este evento NÃO HAVERÁ listas de espera ou matrículas posteriores.
- Recomendamos que o aluno não faça matrícula sem a certeza de que irá cursar as aulas.
- Não tire a oportunidade de outro interessado!
- Todos os aprovados (75% de frequência mínima) terão certificados.
- Recomendamos a inscrição em computadores. Alguns dispositivos de celulares ou navegadores de internet não conseguem completar a inscrição no Sistema Apolo.