Fotografias e fotolivros com comunidades: olhares antropológicos

ATENÇÃO

 

 

INFORMAÇÕES SUJEITAS A MODIFICAÇÕES

Clique nos títulos abaixo para abrir as caixas de informação:

 

Natureza do curso
Difusão
Público Alvo

Interessados em geral.

Objetivo

Analisar as diversas intenções e usos das fotografias que têm sido usadas para contar histórias comunitárias,  explorar formas de autoexpressão e representação e debater direitos humanos, culturais e territoriais. Analisar e discutir a produção de fotógraf@s que trabalham com comunidades populares, tradicionais, quilombolas e indígenas, com ênfase no contexto brasileiro. Que temáticas, elementos de composição e linguagem fotográfica se destacam nesses contextos? Como são construídas as relações entre fotógraf@s e fotografad@s? Que objetivos e modos de trabalhar são pactuados? Quais são as vantagens e entraves quando a fotógraf@ é da própria comunidade? E quando é de fora? Como o resultado do trabalho é devolvido/compartilhado para/com as comunidades? Refletir sobre o fotolivro como um processo de assentamento promissor de fotografia e etnografia, de imagem e texto, com base em conceitos como "ontologia combativa" e "interação autêntica" (Archie Mafeje), "raça e representação" (bell hooks), "(foto)escrevivência" (Conceição Evaristo/Vilma NeresBispo), "rememória" (Toni Morrison), "virada testemunhal" (Márcio Selligman-Silva), "etnorretrato" (Marco Antonio Gonçalves), entre outros. Alguns dos fotógrafos analisados Adriana de Oliveira Silva (SP), Aline Motta (RJ), Ana Lira (PE), Anderson Borralho (PA), Arnon Gonçalves (PI), Ayrson Heráclito (BA), Cesar Fraga (RJ), Cíntia Mattos (PA), Cristina Leidgens (MA/Bélgica), Deana Lawon (EUA), Eliária Andrade (SP), Elza Lima (PA), Eustáquio Neves (MG), Felipe Bandeira Netto (PA), Ina Henrique Dias (SP), Ionaldo Rodrigues (PA), Lita Cerqueira (BA), Luiz Braga (PA), Mauro Pinto (Moçambique), Nego Júnior (SP), Ricardo Teles (RJ), Rodrigo Zaim (SP), Tiago Santana (BA), Walter Firmo (RJ). Alguns dos coletivos e exposições analisadas Afrotometria, Afeto e memória, Dos Brasis, Encruzilhadas da Arte Afro-brasileira, Imagens do Povo, Retratistas do Morro, Visagem/Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual e da Imagem/UFPA.

Programa
Carga horária
12.00h
Vagas

Máximo: 60

Mínimo: 05.

Certificado/Critério de Aprovação
Mínimo de 75% de frequência obrigatória. Os certificados serão enviados por e-mail quando os ministrantes disponibilizarem a lista de aprovados no sistema.
Coordenação
Profa. Dra. Silvana de Souza Nascimento, da FFLCH.
Ministrante(s)

Adriana de Oliveira Silva

Período de Realização
26/08/2024 a 29/08/2024
Local
Curso à distância. Após a inscrição, as instruções serão enviadas por e-mail aos alunos matriculados pelo ministrante.
Detalhes
Segunda-feira 15:00 às 17:00
Terça-feira 15:00 às 17:00
Quarta-feira 15:00 às 17:00
Quinta-feira 15:00 às 17:00

 

Valor

Gratuito.

Período de Inscrição
19/08/2024 (09:00) a 22/08/2024 (23:59)
Detalhes

► Inscrição On-line pelo  Sistema Apolo.

► As matrículas serão realizadas por meio de sorteio.

► Os alunos receberão automaticamente pelo sistema o resultado do sorteio (sorteado ou não).

► Os sorteados estarão diretamente matriculados, não sendo preciso entrar em contato para confirmação. É só aguardar o contato dos ministrantes por e-mail.

► As inscrições para o sorteio acontecerão diretamente no Sistema Apolo, e o sorteio será realizado no dia seguinte às inscrições, dia 23/08/2024.

Desistência: 

O aluno desistente deverá escrever à Secretaria (agenda@usp.br)

Atenção:

  • A INSCRIÇÃO é realizada pela parte "pública" do Sistema Apolo. NÃO É PRECISO LOGAR.
  • Qualquer pessoa pode fazer a matrícula, aluno da USP ou não.
  • O curso aparecerá no Sistema Apolo somente na data de inscrição indicada para cada curso.
  • Não é por ordem de chegada. 
  • As vagas são limitadas.
  • O Sistema Apolo é gerenciado pela Reitoria. Não temos como dar suporte técnico a eventuais problemas de acesso ao sistema. O suporte é: apolo@usp.br
  • Para este evento NÃO HAVERÁ listas de espera ou matrículas posteriores. 
  • Recomendamos que o aluno não faça matrícula sem a certeza de que irá cursar as aulas.
  • Não tire a oportunidade de outro interessado! 
  • Todos os aprovados (75% de frequência mínima) terão certificados.
  • Recomendamos a inscrição em computadores. Alguns dispositivos de celulares ou navegadores de internet não conseguem completar a inscrição no Sistema Apolo.