A gramática e a linguística em sala de aula - Módulo II
INFORMAÇÕES SUJEITAS A MODIFICAÇÕES. CONSULTE SEMPRE AS ATUALIZAÇÕES DO SITE.
Clique nos títulos abaixos para abrir as caixas de informação.
Gratuito.
1. Diploma de graduação.
O objetivo central do curso é instrumentalizar professores de português da rede básica de ensino e profissionais de editoração de livros didáticos dessa disciplina com ferramentas conceituais da linguística para abordar, de maneira mais adequada, os desafios impostos pelo ensino de gramática e de redação para alunos de Ensino Fundamental II, Ensino Médio e EJA.
Aula 1 19/10/2019 Apresentação do curso; noções de história; panorama histórico dos estudos linguísticos, conceitos de gramática.
Aula 2 26/10/2019 Variação linguística e ensino de língua materna
Aula 3 09/11/2019 Conceito de gênero; gêneros textuais x gêneros discursivos; composição do gênero; análise de gêneros escritos, orais e multimodais; ferramentas para o trabalho de gênero em sala de aula.
Bibliografia básica
BAGNO, M. Preconceito linguístico. São Paulo: Parábola. 56ª ed. 2017.
BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola. 2ª ed. 2004.
BONINI, A. Mídia / suporte e hipergênero: os gêneros textuais e suas relações. Revista Brasileira de Línguística Aplicada, v. 11, n. 3. Belo Horizonte: 2011.
DIONISIO, A. P. Gêneros Textuais e Multimodalidade. In: KARWOSKI, A. M. ; GAYDECZKA, B. ; BRITO, K. S. (Org.) . Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.
FARACO, C. A. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. LEITE, M. Q. O nascimento da gramática: uso e norma. 2. ed. São Paulo: Humanitas / Paulistana, 2007. v. 1. 333p .
KOERNER, K. Models in Linguistic Historiography. KOERNER, Konrad (ed.). Practicing linguistic historiography: selected essays. Amsterdam: John Benjamins, 1989, p. 47 – 59. KOERNER, K. O problema da metalinguagem em Historiografia Linguística. DELTA 12, 1, 1996, p. 95-124.
PETRONI; OLIVEIRA. Livro didático de língua portuguesa: formando o leitor e o produtor de textos?. Polifonia, v. 17, n. 21. Cuiabá: 2010.
NEVES, M. H. M. A gramática: história, teoria e análise, ensino. São Paulo: Editora Unesp, 2002. ROJO, R. H. R; BARBOSA, J. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. 1ª ed. São Paulo: Parábola, 2015. SILVA, S. P. Multimodalidade, afinal, o que é? Disponível em: https://www.campograndenews.com.br/artigos/multimodalidade-afinal-o-que-e (último acesso em: 16/03/2018)
SWIGGERS, P. La historiografía de la lingüística: apuntes y reflexiones. Revista Argentina de historiografía lingüística, I, 2009, p. 67-76. VIEIRA, S. R.; BRANDÃO, S. F. Ensino de gramática: descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2009.
Máximo de 50 alunos.
Mínimo de 10 alunos.
- Maria Eugênia Martins Barcellos
- Monique Amaral de Freitas
- Olivia Yumi Nakaema
- Stela Maris Gabriel Danna
Online a partir do formulário: https://forms.gle/
Desistência:
O aluno desistente deverá enviar um a-mail para agenda@usp.br, no prazo de 2 dias antes do início do curso. Assim, caso haja Lista de Espera, poderemos preencher as vagas.
LISTA DE ALUNOS COM MATRÍCULA APROVADA:
Nome Completo: |
Alessandra Batelo Domingues |
Amanda Ermani Oliveira Maia |
Ana Lúcia dos Santos Joaquim |
Angela Cristina Coelho |
Antonio Rafael Marçal da Silva |
Ariane Maria Coelho |
Daniele Lopes de Oliveira |
Elzita Matias da Silva |
Éverton de Camargo Ribeiro |
IRANI VANESSA DOS SANTOS |
Jéssica Alves da Silva |
Juarez Donizeti Ambires |
Juliana Paula de Souza |
Julio Cesar Marques |
Leide Jane Oliveria da Silva |
Leonardo Silva Rocha |
Letícia dos Santos Perussi Piva |
Lidiane Pedroso Gonçalves |
Maria Helena Barros Silva |
Mariangela Gifoni Tierno |
MÔNICA FERNANDA ZORZI |
Natália Kessuani Bego Maurício |
Patricio Antonio Cofré Poblete |
Priscila Aparecida Pinheiro de Sousa |
Rafael Lima de Carvalho |
RINALDO CAVALCANTE DOS SANTOS |
Roseane Chagas Carvalho |
Roseli da Silva Ribeiro |
SANDRA MARTINS CORREIA |
Silene Lopes da Silva |
Sisina Aparecida Peruzin |
Vera Cambiatti da Costa |
Viviam Silva Moreira |
Viviane de Azevedo Lucato |
Online a partir do formulário: https://forms.gle/
Desistência:
O aluno desistente deverá enviar um a-mail para agenda@usp.br, no prazo de 2 dias antes do início do curso. Assim, caso haja Lista de Espera, poderemos preencher as vagas.
LISTA DE ALUNOS COM MATRÍCULA APROVADA:
Nome Completo: |
Alessandra Batelo Domingues |
Amanda Ermani Oliveira Maia |
Ana Lúcia dos Santos Joaquim |
Angela Cristina Coelho |
Antonio Rafael Marçal da Silva |
Ariane Maria Coelho |
Daniele Lopes de Oliveira |
Elzita Matias da Silva |
Éverton de Camargo Ribeiro |
IRANI VANESSA DOS SANTOS |
Jéssica Alves da Silva |
Juarez Donizeti Ambires |
Juliana Paula de Souza |
Julio Cesar Marques |
Leide Jane Oliveria da Silva |
Leonardo Silva Rocha |
Letícia dos Santos Perussi Piva |
Lidiane Pedroso Gonçalves |
Maria Helena Barros Silva |
Mariangela Gifoni Tierno |
MÔNICA FERNANDA ZORZI |
Natália Kessuani Bego Maurício |
Patricio Antonio Cofré Poblete |
Priscila Aparecida Pinheiro de Sousa |
Rafael Lima de Carvalho |
RINALDO CAVALCANTE DOS SANTOS |
Roseane Chagas Carvalho |
Roseli da Silva Ribeiro |
SANDRA MARTINS CORREIA |
Silene Lopes da Silva |
Sisina Aparecida Peruzin |
Vera Cambiatti da Costa |
Viviam Silva Moreira |
Viviane de Azevedo Lucato |