Cursos de Inverno da FFLCH

INFORMAÇÕES SUJEITAS A MODIFICAÇÕES. CONSULTE SEMPRE AS ATUALIZAÇÕES DO SITE. Clique nos títulos abaixos para abrir as caixas de informação. ATENÇÃO: OS CURSOS EM VERMELHO ESTÃO COM VAGAS ESGOTADAS. ACESSE A PÁGINA DO CURSO PARA A LISTA DE ESPERA.

A Comissão e o Serviço de Cultura e Extensão da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas oferece, entre os dias 22 e 30 de julho, a primeira edição do “Cursos de Inverno da FFLCH”.

A iniciativa, que conta com 46 cursos gratuitos de diferentes áreas, tem por objetivo ampliar as atividades da nossa Faculdade e oferecer novas oportunidades de formação e aprendizado, tanto aos nossos alunos como à comunidade externa.

Ao todo serão oferecidas 1.530 vagas.

Agradecemos a todos os envolvidos na construção deste projeto, o qual reforça as atividades de extensão universitária da FFLCH, um elo fundamental entre nossas pesquisas e a população da cidade de São Paulo.

Clique nos títulos dos cursos para acessar todas as informações:

Ciências Sociais

Ambientalismos e religiosidades: uma visão sociológica

Introdução à Sociologia Digital

Uma História do Movimento LGBT: cidadania, direitos e políticas sexuais

Sobre o Valor do Livre-Arbítrio na Era da Informação

Cartografia temática com Philcarto

Do Conteudismo ao Raciocínio Geográfico: procedimentos teórico-metodológicos

Educação Patrimonial? Histórico, tensões e perspectivas

Pensando o gênero na geografia

Plantas e animais da "selva de pedra": aspectos teóricos e práticos básicos da Biogeografia Urbana

Revelando a Geografia da Educação: princípios, conceitos e técnicas

História

História e Visões de Futuro: teoria e historiografia em três propostas de articulação cientifica do tempo social

Homens e Santos: uma introdução ao fenômeno da santidade em perspectiva histórica

Interpretando objetos: do cotidiano à sala de aula

Os EUA e o Brasil na segunda metade do século XIX: políticas monetárias e industrialismo

Paleografia e História: intersecções por meio da leitura e edição de manuscritos

Práticas historiográficas contemporâneas: História Pública, História Oral e Memória

Linguística

Desenvolvimento da linguagem: dos sons às palavras

Linguagem, interação, cultura e cognição: diálogos interdisciplinares

Linguística de Corpus, Glossários e CAT Tools

Linguística de Corpus, Tradução e Terminologia para fins terminográficos

Autor e imagem autoral: pressupostos teóricos

Este não é um chapéu vermelho: a construção da narrativa imagética na História em Quadrinhos

Hamletmaschine e Hamlet-ex-máquina: o teatro e a adaptação de Heiner Müller na cena contemporânea

Introdução à literatura espanhola: o "Século de Ouro"

Introdução ao romance histórico em língua portuguesa

Lev Tolstói e Anton Tchekhov: faces das relações dialógicas

O doador dos anéis: J.R.R. Tolkien e a Inglaterra Anglo-Saxônica

O teatro brasileiro: entre a dramaturgia, a recepção crítica e a encenação

Os desdobramentos do gênero lírico na poética de Carlos Drummond de Andrade na década de 60

Três críticos na periferia do capitalismo: Paulo Emílio, Ferreira Gullar, Roberto Schwarz

Van Gogh, o escritor

Oficina de Escrita

Escrita em curto-circuito: outras formas de narrar

Iniciação ao fazer científico: como planejar textos acadêmicos

Oficina de Bioescritas: texto, corpo, vida, mundo

Temas feministas

Discurso, canção e mulheres de Nuestra América

Teorias feministas contemporâneas: conceitos fundamentais

Tradução Feminista: teoria e prática

Tradução/ Ensino de línguas

Elaboração de material didático com corpus disponível on-line

Ensinar língua estrangeiras em contextos profissionais e acadêmicos: metodologia e material didático

A tradução de referentes culturais em textos turísticos

Tradução médica: prática de tradução do inglês para português

Censura na Rússia e na URSS: desde o Neolítico, um ato político

Ethos e representação do artista nas artes e nas letras

Filologia e Direito: vocabulário jurídico em manuscritos judiciais dos séculos XVIII e XIX

Introdução à Interpretação Comunitária

Técnicas de Higienização em acervos bibliográficos

Matrícula On-line pelo Sistema Apolo. (Não é preciso senha ou acesso para a matrícula. Só aguardar a data correta)

O aluno desistente deverá enviar comunicado pelo agenda@usp.br antes do início do curso. Assim, caso haja Lista de Espera, poderemos preencher as vagas.

ATENÇÃO: Após a confirmação de matrícula pelo sistema não é preciso entrar em contato com a secretaria ou enviar documentos.

► Gratuito.

11/07/2019 (09:00) a 21/07/2019 (23:59).